domingo, 9 de junho de 2013

1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente Foz 2013

Participantes votam propostas


 Foz do Iguaçu realizou sua Conferência Municipal do meio Ambiente na última sexta-feira, em plena Semana do Meio Ambiente.  A Conferência Municipal escolheu propostas que serão levadas à Conferência Regional a ser realizada em Cascavel no dia 9 de agosto. Lá estarão delegados / representantes dos 29 municípios que pertencem à Bacia do Paraná 3 – a BP3. A BP3 incluem todos os municípios localizados em uma extensa região cujos rios correm para o Lago de Itaipu, antigamente, para o Rio Paraná. A conferência  regional levará à Conferência Estadual que acontecerá em Foz do Iguaçu em setembro. 

Eixo Educação Ambiental



Todas as propostas estaduais deverão fazer parte do que o Paraná levará à 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.  A diferença desta Conferência quando comparada com as outras três é que está tratará somente dos Resíduos Sólidos – ou lixo. A Conferência quer implementar o Plano Nacional de Resíduos Sólidos que tem como principal objetivo “fechar os lixões do Brasil e reduzir drasticamente o que vai para o aterro sanitário. Hoje em Foz do Iguaçu vai tudo inclusive aquilo que você separou em casa.

Eixo I Produção e Consumo Sustentável


As conferências nos quatro níveis da sociedade – do local ao nacional, dividiram a discussão em quatro áreas ou, na gíria acadêmica, eixos. O eixo número um é: Produção e Consumo Sustentáveis; o Eixo 2 é sobre o “Impactos ambientais”; o Eixo 3 discute a “Geração de Emprego, Trabalho e Renda e, por último mas não o menos importante, o Eixo 4 – Educação Ambiental. A educação ambiental terá como meta preparar e educar a população a cumprir o que propõem os três primeiros eixos. O Brasileiro, se não quiser se afogar no lixo, vai ter que reaprender a produzir e consumir. Cidadãos comuns, empresas  e governos terão que fazer alguma coisa séria para reduzir os impactos ambientais do consumo, da produção, do lazer e de todos os outros rastros da presença humana.

Votação de propostas


O lixo – quer dizer resíduos sólidos – deverá dar dinheiro – ou seja não existe lixo. As discussões giraram em torno de propostas sobre a reciclagem do lixo, catadores etc. Uma das propostas para Foz do Iguaçu que saiu de um dos grupos que discutiram o assunto foi “incentivar a vinda de empresas transformadoras de lixo em produtos para Foz do Iguaçu.   Já no Brasil empresas que produzem telhas cuja matéria prima são as caixas e embalagens de leite, sucos e produtos Tetra Pak. Uma dessas fábricas está em Marialva, Paraná. A reciclagem de embalagens Tetra Pak em Foz é deficitária, pelo menos é o que me informaram alguns catadores.

Nenhum comentário: