sábado, 23 de novembro de 2013

Capacidade de Carga em Turismo - conceitos perigos

Esta nota é uma republicação do original no blog Notas do Turismo

Só para não ficar sem dizer nada, lembro, hoje, aqui e agora o conceito de "capacidade de carga" em turismo. Segundo estudos de van Houts existem várias espécies de limites de capacidade. Ele cita "capacidades" de carga física, psicológica, social e econômica, entre outras. 

Doris Rusch, uma grande pesquisadora do turismo lembra que capacidade de carga "é o número de turistas que uma área pode acomodar , antes que ocorram impactos negativos no ambiente físico, nas atitudes psicológicas dos turistas, no nível de aceitação social da comunidade receptora e no nível de otimização econômica". 

Ela vai mais fundo e detalha o que quer dizer cada uma das diferentes variedades de "capacidade de carga" acima. Por exempo: a Capacidade de carga física envolve duas áreas: capacidade máxima de acomodação de pessoas e deterioração física do meio ambiente provocada pelo turismo.

Capacidade de carga psicológica terá sido ultrapassada quando os turistas sentirem desconforto na destinação que pode ser provocado por razões tais como: percepção de atitudes negativas por parte da população local, excesso de pessoas na área.

Capacidade de carga social estará ultrapassada quando os moradores da localidade não aceitarem mais os turistas, por que eles destróem seu meio, agridem sua cultura e impedem sua participação nas atividades e freqüência a lugares que lhes pertencem. É quando aparecem placas do tipo: Tourists Go Home! ou Turistas piquem a mula!

Capacidade de carga econômica está relacionada com a rentabilidade dos equipamentos e a filosofia comercial dos empresários e órgãos públicos: tenta-se atrair o maior número de pessoas para uma destinação, desconsiderando a quantidade ideal para a rentabilidade do setor. Como se sabe, o excesso na quantidade de turistas diminui a qualidade dos produtos e serviços prestados provocando a rejeição do local para viagens futuras.
Exercício: leia e lembre o que pode estar acontecendeo em seu "destino". O lucro está lá embaixo? Há a impressão de que o lugar já deu o que tinha de dar? Os moradores locais detestam turistas e estão planejando ir embora? É o que acontece na Espanha, no litoral paulista e muitos outros lugares e significa que o limite psicológico das pessoas foi abusado. A poluição cresceu? A sua baía, praia, lago viraram esgotos? Então o problema é de carga física. Pense nisso!



*Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente
 Por Doris Van De Meene Ruschmann

Nenhum comentário: