quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Salve Zumbi! Porque Hoje é Dia da "Consciência" Negra

Serra da Barriga - Solo Sagrado (Cortesia)

Estação de União
Salve Zumbi! Hoje é dia da Consciência Negra. Vi uma escultura de Zumbi onde se podia ler: "Zumbi o líder negro de todas as raças". Achei interessante - Zumbi é herói de todos. Publico aqui a foto da antiga estação de trem da cidade de União dos Palmares - da antiga ferrovia que ligava Maceió a Recife. Passei muito por esta estação. Dizem que o trem foi descontinuado. Um crime!  A cidade fica na Serra da Barriga - que hoje é área de preservação natural e cultural. Li no jornal Tribuna Hoje de Alagoas que o representante da Fundação Cultural Palmares, Alexandro Reis, ressaltou, em reunião, a necessidade de tratar a Serra da Barriga como um solo sagrado, onde devem ser realizadas atividades de reflexão e debate em torno da cultura dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana.  “Queremos que esse seja um momento para refletir, promover rodas de conversa e oficinas e expor nossa capoeira e artesanato”, disse Reis.  

Há uns dois anos li na Gazeta do Iguaçu um texto que criticava a frase "consciência negra". O autor, pesquisador da conscienciologia argumentava que a "consciência" não tem cor. Não existe consciência negra nem consciência branca. Gostei da frase e parabenizo o questionamento. Segundo a conscienciologia - consciênica é o "ser", a entidade quer no intrafísico (conscin) ou no extrafísico (consiex) ou seja consciência encarnada ou consciência desencarnada. 

Mas entendo também o que causa a estranheza. Em inglês não haveria esta confusão pois se trabalha com duas palavras: "consciousness" que é o que a conscienciologia estuda e "awareness" que se reflete no dia Dia da Consiciência Negra ou Black Awareness Day. "Awareness" vem de "Aware" que quer dizer está ciente, está sabendo. O negro deve sim estar ciente de sua importância na sociedade - em uma sociedade onde todos temos valor. Estar ciente de que a sua importância não é tirada por causa da ignorância ou falta de conhecimento do outro. Se alguém pensou, por causa de sua religião ou má interpretação de seu livro sagrado que  negro não tinha alma e que podia ser vendido - é um problema dele e de sua ignorância. 

Como humanos de qualquer raça e quantidades diferentes de melanina na pele temos que ser conscientes (aware) de muita coisa. Por isso toda vez que a gente diz que "temos que ser conscientes disso,  conscientes daquilo" estamos querendo dizer que estamos cientes,conscientes no sentido de "aware". É assim que temos consciência ecológica, consciência ambiental, consciência turística ( que é isso?) ou consciência tupinambá. Por isso tenho um pé atrás quando escuto palavras como "conscientização". Pois se não sabemos o que é consciência, como vamos conscientizar? Assim me junto à celebração do Dia da Consciência Negra pedindo que nos liguemos no perigo de permitir que a intolerância por meio da ignorância queira impor redução à diversidade cultural, linguística, filosófica, natural, racial, cultural e muitas outras.  

Mais um alerta: pior ainda é aquela consciência que dói: dor de consciência; que se apalpa: ponha a mão na consciência. Em terra que sedia as instalações do Centro de Altos Estudos da Consciência (Conscienciologia) não posso me perdoar não saber o que é consciência. E assim desejo a todos "Feliz Dia da Consciência Negra", consciência no sentido de estar e permanecer de olho aberto, ligado, acordado.          

Saiba mais sobre o Universo Palmares 

Nenhum comentário: