quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Miriam Maria Gonçalves Coimbra: in memoriam

O turismo de Foz do Iguaçu perde uma grande agente e eu perco uma grande amiga. Miriam Maria Gonçalves Coimbra faleceu no último dia 6, deste mês. Eu afirmo que ela deixa um legado muito importante para o turismo de Foz do Iguaçu. Há cerca de 10 anos, ou um pouco mais, Miriam foi trabalhar com ao Gatti Turismo. Na época o chefe da Gatti e meu patrão no jornal, Erminio Gatti me chamou para que eu divulgasse um trabalho que a empresa faria no Peru. A princípio seria emissivo, traria os atrativos mágicos do Peru para o público brasileiro. Seria também o começo de um trabalho para vender o mágico atrativo de Foz do Iguaçu, ao público peruano. Miriam era responsável Há uns dois meses conversei com a Miriam e ela me disse que já havia feito uma 60 viagens para o Peru. Ela amava o destino e tanto seu amor pelo país andino com seu conhecimento a levou mais longe do que a  média do comércio oferece. Peru para ela, ia além de Lima, Cuzco e  Machu Picchu. 
Ela falava de destinos subindo a Costa Peruana como Chiclayo, Piura, Talara e todas aquelas ruínas de várias civilizações. No primeiro voo da LAN entre Lima e Foz, ela me contou, a agência de turismo Cinco Elementos tinha 80 passageiros abordo. Recentemente, ela trabalhava o Equador e a Colômbia. Sua última viagem foi ao Equador. O legado de Miriam ao turismo brasileiro foi esse link Foz do Iguaçu - Peru - Foz do Iguaçu. Muita gente em Foz trabalha com o Peru especialmente o turismo internacional que entra na América do sul via Lima: Los Angeles - Lima, México - Lima e mais recentemente Ilha de Pascua - Lima, Galápagos - Lima.  A aposta da Miriam, pelo que eu vejo, foi apostar no peruano que pagava em soles. À Miriam, rendo  minhas homenagens e lembro uma frase que li recentemente: "Para esta vida ninguém vem só porque tem vaga". Todos têm algo a fazer. 

4 comentários:

Sheila disse...

Minha tia. Obrigada pelas palavras carinhosas! Realmente o Peru era muito mais do que trabalho pra ela, era amor, mais do que paixão, porque paixão passa mas amor é forte e permanece :)

Irianne disse...

Uma justa homenagem à uma pessoa que sempre admirei, com todas as minhas forças....

Irianne disse...

Uma justa homenagem à uma pessoa que sempre admirei com todas as minhas forças.

Anônimo disse...

Realmente minha irma amou suas viagens ao Peru e aos demais paises da America do sul....ela lutou muito pela divulgacao das belezas latinas e deixa um bonito trabalho para a Cinco elementos e para Foz do Iguacu....a familia Coimbra agradece o carinho demonstrado nesse momento .