Chanceler Angela Merkel |
Angela Merkel - Ministra do Meio Ambiente |
Uma mostra Angela Merkel em 1997 quando era a ministra do meio ambiente da Alemanha. Naquele ano eu fui à Feira Internacional de Turismo de Berlim como assessor de imprensa da Foz do Iguaçu Turismo S.A. ou Foztur, na companhia do então diretor-presidente da empresa mista, Miguel Soria.
A Foztur participou da feira em um estande conjunto com a Embratur, na época máxima autoridade do turismo do Brasil. A Feira de Berlim é tão grande que a maioria dos estrangeiros que vão a ela não sabe o que acontece. Além da presença de empresas de turismo, secretarias e entidades oficiais do turismo, hotéis, linhas aéreas e operadoras de turismo de todo o mundo, a Alemanha aproveita para divulgar sua estrutura mesmo o que aparentemente não esteja ligado ao turismo.
Foi assim que me vi em
uma entrevista coletiva com a ministra do meio ambiente, naquela época, para mim, uma
pessoa não-conhecida internacionalmente. Em 1997, a Alemanha seguia a fio a política do meio ambiente
para geração de empregos por meio de uma tecnologia ambiental na área de
geração de energia (solar, eólica, por exemplo) e soluções ambientais.
O livrinho ... |
Vinte anos depois daquela entrevista coletiva, observo que a Alemanha conseguiu materializar todas as políticas ambientais que o livro lista e que havia começado logo após a Cúpula do Meio Ambiente no Rio de Janeiro em 1992. Hoje a Alemanha tem 200 fábricas de produtos para geração fotovoltaica de eletricidade com 65 mil empregos direto de tempo integral. Fora isso 5 mil empresas se dedicam à manutenção e instalação de sistemas fotovoltaicos. A capacidade instalada de energia fotovoltaica no país em 2013 era de 29.700 gigawatts / hora em 2013. A geração de energia fotovoltaica deixou de jogar na atmosfera em 2013, 21 milhões de toneladas de dióxido de carbono. Exatamente o que o planejamento, segundo o livrinho acima, previa desde 1993. Assim desejo à chanceler, uma boa permanência no Brasil, bom jogo, que torça bem e que siga levando em frente todas as políticas que fazem da Alemanha, o país que é. Fonte das informações atualizadas: Associação da Indústria Solar Alemã - BSW Solar
Nenhum comentário:
Postar um comentário