quinta-feira, 21 de abril de 2016

De 27 ordens apareceram 10 mil espécies de pássaros e muito mais

Ilustração de Robyn Addrey

"No princípio, Deus criou o céu e a terra". Bem mais tarde, depois de criar uma série de coisas entre elas o dia, a noite, a luz, a escuridão e a expansão entre o céu e a terra ele ordenou: "Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. Por fim depois de criar todos os animais ... Deus os abençoou, dizendo: "Frutificai e multiplicai-vos e as aves se multipliquem na terra". E eles obedeceram.

Quem realmente entende de espécies e da vida na terra, os biólogos, ficam muito preocupados quando a gente pergunta quantas espécies de pássaros existem no mundo? Eles preferem dizer que existem dez mil espécies "conhecidas" de pássaros. O motivo é que todo dia alguém em algum lugar descobre uma nova espécie de pássaro. As dez mil espécies de pássaros são acompanhadas por pelo menos 20 mil subespécies. Mas esta "montoeira" de espécies e subespécies de pássaros fazem parte de somente 27 "ordens"



Segundo a  taxonomia, disciplina que cataloga  os grupos de organismos a maneira de catalogar segue essas categorias: Domínio, Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie. É mais fácil começar da "ordem"  - a quinta na lista. Qualquer animal inclusive eu, pode ser classificado pelo sistema. Neste caso veja minha classificação

Ordem - Primata
Família - Hominídeo
Gênero - Homo
Espécie -  Homo sapiens
Subespécie - Homo sapiens sapiens


A criação de Lineu e da Robyn 
Para simplificar as coisas e possibilitar um entendimento da natureza "passarínea",  Deus criou, muito mais tarde, mais dois filhos. O primeiro, um sueco, chamado Carl Nilsson Linnæus ou Carlos Lineu que criou a taxonomia moderna aquela da classificação acima. E para entender esta postagem, ele fez nascer uma menina sul-africana chamada Robyn Abbrey que se tornou uma grande pintora e ilustradora. A imagem da ilustração acima com as 27 ordens de pássaros do mundo é dela. Da arte da Robyn, aprendemos que todos os pássaros pertencem a 27 ordens. Nesta categoria cada representante da categoria "ordem" tem um nome que termina em "forme" que significa "tem a forma de".  Confira as 27 ordens:

As ordens
Casuariiformes (casuar), Struthioniformes (avestruz), Rheiformes (nandu), Tinamiformes (macuco, inhambu),Sphenisciformes (pinguim), Gaviiformes (mobelha), Podicipediformes (mergulhão), Procellariiformes (albatroz, petrel), Pelecaniformes (pelicano, ganso-patola, corvo-marinho, rabo-de-palha),     Ciconiiformes (cegonha, garça, urubu, íbis), Anseriformes (pato, ganso, cisne), Falconiformes (águia, gavião, falcão), Galliformes (galo, peru, faisão, perdiz, pavão, araçuã, jacu, mutum), Gruiformes (grou, saracura, jacamim, seriema), Charadriiformes (batuíra, maçarico, gaivota, jaçanã), Columbiformes (pombo, dodô), Psittaciformes (papagaio, arara, periquito, cacatua), Cuculiformes (cuco, anu),Strigiformes (coruja), Caprimulgiformes (noitibó, urutau), Apodiformes (andorinhão, colibri), Coliiformes (rabo-de-junco),  Trogoniformes (surucuá),     Coraciiformes (martin-pescadores), Piciformes (pica-pau, tucano),    Passeriformes (pássaro).

Assim os mais fáceis de lembrar:
Pelecaniformes - forma de pelicano. Pato em latim é "anser", anseriformes - forma de ganso ou pato. Pombo em latim é "columba", então columbiformes, forma de pombo. Os que tem forma de "cucu" sãos os cuculiformes. Interessante é que há uma ordem dos pássaros que "parecem pássaros" os "passeriformes" geralmente sãos as aves de canto, os "passaríneos".   

Acho interessante os papagaios que pertencem, à ordem "psitaciformes" aqueles que tem forma de papagaio "psittakós". Daí o rolo é linguístico. Embora o grego moderno chame papagaio de "papagalos" (Παπαγάλος), a palavra psitacídeo vem de "psittakós"(ψιττακός). Só que na hora de dizer "psitaciformes" o grego usa a palavra psittakómorfa (Ψιττακόμορφα) ou seja usa as palavras "morfos", "morfa" que quer dizer "forma". É daí que vem a nossa "morfologia", o estudo da "forma". A ordem dos psitaciformes tem 92 gêneros e mais de 390 espécies. Note que na imagem da artista Robyn Addrey, acima, a nossa arara vermelha representa toda a "ordem" dos psitaciformes.

Trabalho de Robyn Addrey no Parque das Aves, Foz do Iguaçu
Quem visita ou quando você visitar o Parque das Aves em Foz do Iguaçu preste atenção no mapa pintado em uma parede abrigada à esquerda quem entra. É uma das obras da sul-africana. Esta é uma das versões da "pintura-guia-mapa" que mudou segundo o progresso do parque. Me lembro de ter visto a artista em ação em seu primeiro trabalho assim que o Parque começou a decolar. Vendo que o Parque tem novos habitantes, o "mutum de alagoas" e a "ararinha azul de Lear" logo o painel artístico poderá ter de aumentar.  

Nenhum comentário: