Katerina Lehou (Κατερίνα Λέχου ) |
και η ιδέα του φωτός που έχετε στείλει
ακτίνες σου και η ιερή δάδα
είχε ανάψει Τώρα μπορείτε , θεός ευλογεί όλους τους λαούς της
ο κόσμος με την ειρήνη και την κορώνα
εκείνους που έχουν κατακτηθεί η
ιερό διαγωνισμό"
O texto em grego acima é uma oração simbólica declamada pela atriz grega Katerina Lehou, que fez o papel de uma sacerdotisa do templo, no dia do acendimento da tocha olímpica na área antiga da cidade de Olímpia na Grécia. Mesmo sendo teatral a tocha foi enviada para o mundo com essa oração que em tradução livre envia a seguinte mensagem:
Ó Apolo, Deus do Sol Divino
e da Ideia da Luz que enviando
seus raios a Sagrada Tocha
acendeste. Agora podes Deus, abençoar a todos os povos do
mundo com a paz e a coroa
por meio daqueles que vencerem a sagrada competição.
A competição e a festa realizada em Olimpos, o monte a Terra sobre o qual, no céu, estava o templo Zeus, era um Festival Religioso. Os jogos começaram oito séculos antes Cristo e foram descontinuados quatro séculos depois de Cristo. Ficaram congelados até 1894 quando barão Pierre de Coubertin ressuscitou a ideia dos jogos, criando o Comitê Olímpico Internacional. Em 1896 ocorreu em Atenas a primeira edição moderna dos jogos olímpicos. Compareceram 289 atletas de 13 países.
Do tacho sagrado para a primeira tocha |
Fogo é passado para |
Giovani Gávio, o primeiro dos 12 mil brasileiros |
O fogo é um grande símbolo da humanidade.Outras razões porque símbolo fogo é especial são assim citadas em projeto sobre o simbolismo da Universidade de Michigan: "O Fogo consome, aquece e ilumina, inspira e, é o único
dos "quatro elementos" que os seres humanos podem produzir, por isso
preenche a ligação entre os mortais e os deuses. Rituais muitas vezes envolvem
uma chama eterna, e acender um fogo é equiparado com o nascimento e
ressurreição. Pode ser a iluminação espiritual, a sexualidade, fertilidade.
É também força de purificação (Cooper, 1978), crescimento velho que quando queimado abre
caminho para um novo crescimento, rejuvenescido, símbolo da divindade".
Para mim a olimpíada é um símbolo de luta contra o racismo, o patriotismo doentio, o nacionalismo delirante. Na Grécia antiga só gregos competiam. Nos jogos de Berlim em 1936, a propaganda política e racista pegou carona. Para mim ver a o fogo sagrado percorrendo o Brasil, incluindo tanto cidades pequenas como grandes, ricas e pobres é um belo símbolo de uma democracia, ainda imperfeita, cujo fogo, espero, aqueça, ilumine, inspire e consuma o que deve ser consumido. A Bíblia fala de "obra de cada um (que) ... pelo fogo será descoberta; que o fogo prova, que fogo purifica e destrói.
Meu desejo no tocante ao fogo olímpico é que ele queime a negatividade, o complexo de inferioridade do brasileiro. Como se nada do que existe aqui tenha valor. Vou esperar a tocha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário