terça-feira, 2 de agosto de 2016

Tem onça namorando no Parque Nacional Iguaçu - Iguazú

Para celebrar! Um casal de onças pintadas foi visto em pleno dia no Parque Nacional do Iguaçu. A imagem (um vídeo feito por uma guia de turismo) amplamente divulgada nas redes sociais e portais na internet gerou muitos comentários positivos. É realmente muito bom saber que nosso domínio "viralizado" do planeta ainda deixou um espaço para as onças. Outro vídeo, desta vez, feito pela equipe do Projeto Carnívoro que estuda oficial e cientificamente os grandes carnívoros também filmou o casal à noite. 


Pelo jeito em que o casal anda, quer dizer o macho de cabeça baixa com toda atenção focada na traseira da fêmea significa que está rolando um acasalamento. Prova disso é que o macho não quer ir na frente de maneira nenhuma. Mas o que quero destacar aqui é outra coisa. Saiu uma notícia em Puerto Iguazú que a trilha conhecida  como Sendero Macuco havia sido temporariamente fechada porque um casal de turistas tinha visto uma onça e ficou "com medo". 
Moradora do Bosque Guarani

A equipe do Parque estava atrás da onça para afugentá-la. Como a trilha sendero liga a parte superior do Parque à beira do rio Iguaçu e é muito usada por quem procura chegar à base do Salto Arrechea, será possível que o macho da foto estava na Argentina? Que também se dirigia ao Salto Arrechea para para daí lançar-se na água e nadar para o lado brasileiro do Parque? Ou será que há outro macho no lado Argentino captando o cheiro de oportunidade de acasalamento no lado brasileiro do Patrimônio Natural? 
A notícia argentina é interessante até porque, sem querer, faz uma denuncia: disseram que é sempre normal ver onças na região porque um guarda-parque cria coelhos em sua residência lá dentro. Eu não acredito que um guarda-parque argentino fosse fazer isso. E você acredita? Já vi galinha em área do Parque brasileiro ao longo da BR-277. Mas isso foi em outra época. De qualquer maneira, a coisa da notícia argentina é gerou muitos comentários e nenhum deles reclamando da onça. Embora tenha pego mal para o turista. Alguns comentários destacavam o fato de que tanta gente sonha em ver uma onça e o casal viu e quer providências que assegurem que não haja mais onças. Lembram também que o Parque é uma pequena amostra do que já foi a Terra das Onças ou The Lost Land of the Jaguar (A Terra perdida do Jaguar) antes da viralização humana no planeta.    




Nenhum comentário: