sábado, 3 de setembro de 2016

Trem da Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi visto em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu foi sede nacional,  entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro da 73ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia - 73ª SOEA. Vieram representações de Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs) dos 26 estados da Federação e mais o Distrito Federal reunindo cerca de 4 mil pessoas na Terra das Cataratas do Iguaçu. No ano que vem o evento será realizado em Belém, no Pará. Todos os estados trouxeram para seus 'stands' na área de exposição objetos, produtos e lembranças e produtos que os caracterizam. Esta postagem foi deita exclusivamente para mostrar a miniatura de uma composição da Estrada de Ferro Madeira Mamoré E.F. M.M - uma projeto de engenharia civil e política da "época da borracha". 
A Estrada de Ferro é parte integrante da história de Rondônia, do Acre, do Brasil e da Bolívia. Ela foi parte da Compra, pelo Brasil, do atual estado do Acre que antes pertencera à Bolívia segundo o Tratado de Petrópolis. A história foi contada pela Mini Série de 2005 Mad Maria da Rede Globo. 
Milhares de trabalhadores de dezenas de países morreram na construção dela. Afirma-se que para cada dormente colocado no chão, morreu uma pessoa. Na mini-série Tony Ramos interpreta o magnata americano Percival Farquhar que na época também tinha negócios no sul do Brasil entre eles a Estrada Ferro São Paulo - Rio Grande (EFSPRG) e da Southern Brazil Lumber & Colonization (Madeira e Colonização Brasil do Sul) pivôs da Guerra do Contestado (Para saber mais sobre o Contestado, comece por aqui) . Terras do oeste do Paraná pertenceram a Southern Brazil parte dela a antiga Fazenda Britânia que levou à colonização do Oestão Paranaense.  A foto da miniatura é um cortesia do fotógrafo Kiko Sierich.            

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