segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Época de ninho de socó no Bosque Guarani

Socó no alto da árvore vigia ninho
By 'bairronauta'
 
É temporada de ninhos de socós em Foz do Iguaçu. Pode haver ninhos de socó em diferentes partes da cidade mas tratamos aqui e agora  dos ninhos no Zoológico Bosque Guarani. Ontem, domingo, 6 um filhote – já grande – caiu do ninho e estava assustado no chão. Uma senhora o recolheu e percorreu uma boa distancia com o filhotão nas mãos em busca de ajuda. Foi que a encontrei  fiz a foto. Ela não quis de maneira nenhuma aparecer na foto. Mas foi a heroína do Blog de Foz e do dia. Fui junto com ela até a portaria para que ela falasse com o Guarda Municipal de plantão.
Filhote resgatado por heroína visitante
Tratador já encaminha o pássaro para lugar seguro
Assim que ela fez o contato saí para não interferir. Um pouco mais tarde um tratador do zoológico passou com o socozinho levando-o  para um lugar mais apropriado. Ele contou que o perigo para o passarinho no chão do bosque são os lagartos (teiú) que tem uma boa população natural no bosque. Ele contou também que os socós serão comuns até março, quando levantarão voo e se dirigirão  para algum lugar onde só pesquisas, profissionais da área e Deus sabe onde fica. Mas eu chuto que o Parque Nacional de Ilha Grande no Rio Paraná pode ser uma boa parada antes de irem para o Pantanal. Podem também dar uma passagem pelo Parque Nacional Esteros del Iberá (em formação)** na Argentina ou o Chaco no Paraguai na rota para o Pantanal. Há várias rotas.  Em Foz do Iguaçu, o radar do blog já detectou voos de socós por cima do TTU em direção ao Bosque do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado. É a Foz dos bosques, das aves, das coisas naturais.  Os socós, garças, joãos-de-barro, sabiás, bem-te-vis, os tejus não são de cativeiro.        


**Voltaremos a falar deste parque

2 comentários:

Unknown disse...

Boa Tarde,

Sou Alexsander, moro em Porto Alegre/RS e admiro muito tuas postagens no blog. Acompanho a alguns anos e só agora decidi escrever.
Gosto especialmente das postagens que falam da natureza exuberante de Foz do Iguaçu, como esta do Socó no Bosque Guarani.
Eu e minha esposa já fomos diversas vezes a Foz, vamos ao menos duas vezes por ano, amamos a cidade, parece com Porto Alegre, mas menor, mais tranquila e mais natural, e ficamos sempre hospedados na Pousada Sonho Meu ao lago do Bosque Guarani, gostamos do bosque por ser um lugar muito bonito e tranquilo. Quando começamos a ir a Foz, o lugar parecia meio abandonado e não nos ariscávamos visitar, depois melhorou muito e começamos a frequentar.
Fomos diversas vezes às Cataratas, Brasil e Argentina, e sempre nos surpreendemos com a sua beleza grandiosa.
Em certa ocasião te vimos, acho que num shopping, mas a vergonha não nos deixou aproximar.
Gosto muito de tuas postagens e estou aguardando o Mini Guia sobre as Cataratas Argentina, os de mais ficaram tri legal.

Abraços e espero encontrá-lo qualquer dia destes para conversarmos pessoalmente.

Alexsander
Porto Alegre/RS

Jackson Lima disse...

Boa tarde Alexsander e esposa, obrigado pelas palavras. E quando me verem por aí não deixem de me chamar para a gente conversar. Um abraço. Jackson Lima