quinta-feira, 4 de maio de 2017

Dona Fortunata e Foz do Iguaçu se preparam para comemorar 103 anos

Gazeta Diário de 2 de maio de 2017
Foz do Iguaçu completará 103 anos no dia 10 de junho de 2017 - daqui a um pouco mais de um mês. Dona Ana Fortunata Moscon celebra o aniversário no dia 7 de julho, menos de um mês depois de Jorge Schimmelpfeng ter tomado posse como o primeiro prefeito de Foz do Iguaçu. Na sexta-feira, dia 26 de abril tive o oportunidade de conversar com dona Fortunata na companhia da filha dela Elisabeth, mais conhecida no bairro como  Elisabeta ou Beta. "O único problema dela é a audição", disse e ajudou na conversa. Fora isso ela não tem problema nenhum como pressão alta, estresse, depressão ou vista. Ela contou que dona Fortunata fez operação de catarata na época em que isso incluía muitas viagens a Curitiba, a operação era feita em duas etapas e necessitava dar pontos, tirar os pontos e fazer Curitiba. A conversa rendeu a matéria na Gazeta, assinada por mim:Dona Fortunata se prepara para comemorar o seu 103º aniversário sob a chamada "Iguaçuense por Opção".  

Dona Fortunata
Ela veio para Foz do Iguaçu porque os filhos já estavam vindo para Foz. Primeiro veio um, depois o outro e finalmente vieram os sete  filhos. Nada teve a ver com a construção de Itaipu embora a chegada do primeiro filho coincida com a época da assinatura do Tratado de Itaipu. Porém, um dia terminou trabalhando na Usina.   

A família

Dona Fortunata nasceu em Capinzal localizada no Vale do Contestado - onde entre 1012 e 1916 ocorreu um conflito armado que entrou na história como a Guerra do Contestado onde o Paraná, o Governo Federal e jagunços disputaram as terras ricas em erva-mate (o ouro verde) e madeira. Se Dona Fortunata não lembra disso é pela sorte de ser ainda pequena. Ela nasceu no meio da Guerra do Contestado e no ano em que, na Europa, começou a Primeira Guerra Mundial.
Detalhe da foto
Se ela estivesse em Foz do Iguaçu quando Santos Dumont passou pela cidade, viu as Cataratas e se dirigiu para Curitiba para pedir a criação de um Parque que protegesse as Cataratas, dona Fortunata tinha dois anos. Um pouco antes de vir a Foz do Iguaçu, Santos rinha feito um profecia no Chile. Ele profetizou que um dia, aviões decolariam levando passageiros, até 30 passageiros por vez. Um milagre.  
Quando a dona Fortunata e família se mudaram para o Campos do Iguaçu, a Avenida Paraná não tinha asfalto. Os ônibus da Viação Itaipu costumava atolar e os passageiros tinham que descer e buscar seus rumos deslizando no lamaçal. Muito mudou.
A casa em Capinzal


Com a foto da casa da família em Capinzal, do arquivo familiar, encerro este texto pedindo que clique na imagem do jornal acima para ver o texto original da conversa com Dona Fortunata e Elisabeta. E já que "fortunata" significa alguém com sorte, só posso acrescentar e dizer a dona Fortunata, que "fortunato sono io" (que sorte tenho eu) de poder compartilhar esta nota com o mundo. Obrigado!

Nenhum comentário: