terça-feira, 26 de novembro de 2019

Correndo na pista com os 17 Objetivos Sustentáveis

A pista de caminhada da Avenida Paraná em Foz do Iguaçu recebeu uma decoração pedagógica especial. Ao longo da pista de foram colocados bandeiras ou placas de sinalização com os 17 Objetivos Sustentáveis do Milênio.
Tanto no começo da pista como no final dela foram colocadas placas com os 17 objetivos – uma iniciativa da Secretaria Extraordinária dos Direitos Humanos e Relações com a Comunidade. Começando com o Objetivo Global Número Um, “Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares” até o Objetivo Global 17, “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento  sustentável”.



Entre a placa no início da pista e a placa do final, 17 postes receberam as 17 metas. Começando com o Objetivo Global Número Um, “Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares” até o Objetivo Global 17, “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento  sustentável”. 

Trabalho decente não é bico. Será conseguiremos garantir trabalho decente até 2030?  Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Trabalho Decente é um "trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna". É uma condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável. 
A coisa é séria. Até o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto disse em Foz durante o XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH): “Já perdemos rios demais”. Parabéns ministro. O evento promovido pela  Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) entre os dias 24 e 28 em Foz do Iguaçu. A vida na água está em perigo. Temos até 2030 para mudar mas será que conseguimos? 


Outra coisa pela qual temos que batalhar para conseguir até 2030 é, segundo o Objetivo 16, Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Que os anjos digam amém e ajudem.No outro lado da Avenida Paraná, este pinho carregado de ninhos de guaxos parecia testemunhar o esforço dos humanos para trazer de volta a tranquilidade para as espécies da água,  da terra e do ar. 
No outro lado da Avenida Paraná, este pinho carregado de ninhos de guaxos parecia testemunhar o esforço dos humanos para trazer de volta a tranquilidade para as espécies da água,  da terra e do ar. 

Nenhum comentário: