segunda-feira, 13 de abril de 2020

Jacaré-de-papo-amarelo toma banho de sol em rocha das Cataratas

Jacaré fica pequeno e protegido na rocha do segundo degrau das Cataratas 


O fotógrafo, jornalista e assessor de imprensa Abel Jair Andregheti de Foz do Iguaçu fez história na imprensa paranaense no final de semana de páscoa ao fotografar um jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) tomando banho de sol sobre uma rocha no degrau intermediário (as Cataratas tem três degraus). A observação foi feita da passarela do Salto Floriano no lado brasileiro das Cataratas. A foto foi publicada em dezenas de jornais, sites e canais de TV chegando até a agências internacionais como a Sputnik controlada pela Rússia.


Abel Andregheti é mais conhecido em Foz do Iguaçu como Abel da Banca por ter uma banca de jornais e revistas na esquina da Avenida Brasil e Belarmino de Mendonça, um local famoso por ter sido durante muitos anos (ainda pode ser) um ponto de encontro de intelectuais, jornalistas, políticos, poetas e empresários em finais de semana. No dia em que a foto foi tirada, ele fazia cobertura de um trabalho do Corpo de Bombeiros para mapear a situação do rio Iguaçu no trecho entre a foz do rio e as Cataratas do Iguaçu. A pesquisa dos bombeiros se deu no contexto da seca que assola toda a Bacia Hidrográfica do rio Iguaçu desde a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) até a desembocadura do Iguaçu no Rio Paraná que também enfrenta uma seca. A situação no rio Uruguai é semelhante.

O jacaré-de-papo-amarelo que habita o rio Iguaçu tanto acima como abaixo das Cataratas é diferente de seu irmão pantaneiro, o jacaré do pantanal (Caiman yacare). O jacaré “local” é visto com facilidade no passeio superior das Cataratas, do lago argentino na área anterior à Garganta do Diabo, às margens do Iguaçu entre o Porto Canoas e Capanema-Capitão Leônidas Marques bem como em ilhotas do primeiro degrau (Iguaçu Superior) do rio em passeios como  a Aventura Ecológica ou “floating” – passeio a remo em barcos de borracha.

Como o jacaré fotografado pelo Abel chegou a este local? É muito difícil que ele tenha saltado da parte superior do Salto Floriano. Pouca coisa sobreviria a esta queda. Uma possibilidade é que o jacaré tenha nascido no terceiro degrau das Cataratas, quer dizer no nível do cânion do rio e aproveitado a seca para se aventurar e explorar a região. Uma possibilidade é que ele tenha escalado as rochas do lado mais baixo dos saltos Santa Maria coladas ao lado brasileiro (foto). A queda é pequena quando comparada com as quedas dos Saltos Floriano, Benjamim Constant, Rivadavia e Mosqueteiros e nem precisa falar da Garganta. Basta dizer “Garganta”. Não precisa dizer de quem.    

Este é o meu chute. Comprovar ou desmentir é trabalho de nossos cientistas: biólogos, zoólogos, ecólogos. Curta as fotos!                 



O jacaré visto de mais perto com detalhes da rocha

Mais de perto ainda: parabéns Abel


Terá o jaceré subido por aqui? Extremidade mais baixa do "Santa Maria"(foto 4)

2 comentários:

Alexsander Cardozo disse...

Boa tarde querido Jackson!

Já acompanho teu blog a anos, já nos falamos antes através de comentário que postei, admiro muito teu trabalho e, em especial nesse blog, a maneira como escreves. Cada artigo teu que leio, abre uma janela a minha frente e me vejo nos locais (como em Foz, Curitiba, Puerto Iguazú, Cúmbria,...), junto às pessoas (moradores de Foz, Santos Dumont, você,...). No tempo em que vivemos, onde até você se transformou em vc, ler teus artigos me remonta a um tempo em muito melhor. Obrigado pelos artigos, pelas experiências, pelo conhecimento e pelo sentimento que passas. Minha esposa e eu, embora porto-alegrenses, amamos muito Foz do Iguaçu. Quem sabe um dia não nos encontramos e possamos trocar alguma experiência, embora as minhas sejam bem mais singelas que as tuas. Continues escrevendo e tocando nossos corações.
Obrigado Jackson.

Alexsander Cardozo
Porto Alegre-RS

Jackson Lima disse...

Obrigado Alexsander