segunda-feira, 27 de abril de 2020

Coloquemos nossos tesouros onde o coronavírus não destrua


A frase da imagem foi dita por Jesus segundo Mateus e é parte do Sermão do Monte ou Sermão da Montanha. A imagem dois mostra a mesma mensagem em grego e uma tradução ao pé da letra (interlinear) em inglês. Em vez de “ajuntar” ou “acumular”, vemos na tradução que Jesus teria usado o verbo “entesourar” quer dizer construir um tesouro.
Recorte de Mateus 6:19-21 da Apostolic Bible Poliglot 


O conselho é não construir o seu patrimônio exclusivamente em um lugar onde a traça destrói, esfumaça  ou pior, onde o ladrão, o “kleptos,” arromba e leva. As traças comem tesouros há milhares de anos. A humanidade até inventou maneiras de se livrar delas, uma delas usando a naftalina. Mas é um engano, as traças estão bem e continuam destruindo tesouros especialmente livros antigos, tecidos e papel moeda.

A  palavra grega para traça é ΣΗΣ que aparece no texto na forma minúscula (σης) e se pronuncia SÍS. Há duas variedades de traças, a das roupas e a dos livros. Parece que Jesus falava da primeira que é uma mariposa. Não esqueça que mariposa não é borboleta. Em espanhol é tudo igual mas mesmo assim, há a diferença entre mariposa diurna e mariposa noturna. Ele falava da "mariposa nocturna". Quer dizer  a traça em questão é o capítulo larval da biografia da mariposa. Já a segunda é um bichinho meio pré-histórico que ainda mora em cada uma de nossas casas. Vale a pena pesquisar no Google para ver a imagem de uma traça de livros ou procure uma na sua biblioteca folheando livros antigos que aí estejam há tempo na sombra e na umidade e lá estarão.      


Bem voltando ao ensinamento de Jesus, a lição de moral é não permitir que tudo que seja valioso para você esteja guardado no guarda-roupa, no baú, de baixo do colchão  ou no caixa-forte de um banco pois tudo evapora. Claro que a humanidade, muito esperta criou, maneira de acabar com a ameaça das traças, das larvas e da ferrugem. Os cofres tem tratamento contra a ferrugem e as bolsas de valores já acumulam tesouros nas nuvens onde não tem traça nem ferrugem. Mas tem uma coisa que nem Jesus esperava. Não que ele não soubesse mas era muito cedo para dizer. Na época dele já havia vírus, parte da criação de Deus. Mas as pessoas não iriam aguentar se ele dissesse que um dia ouvirei falar de vírus, que pararão reis, rainhas, Potências Mundiais e até os escolhidos. 

Especialmente o coronavírus. Este "ser" forçou a economia a parar, corroeu as finanças do sistema e fez todos os humanos, ricos, pobres, bilionários, beneficiados do seguro desemprego e bolsa família se preocuparem  com o futuro.  Humilhou o mundo. Mostrou que em se tratando de saúde física e financeira não há primeiro nem terceiro mundo. Estamos todos no mesmo barco. Jesus foi uma personalidade única. Todas as vezes que abria a boca, dela saia um princípio, uma regra.


Nada que proíba as pessoas a terem tesouros, riquezas, investimentos mas não coloque tudo em um lugar só. Coloque parte de sua fortuna no céu. Como investir no céu? É a questão do "ser" e do "ter". Você é "o bom", porque é ou porque tem? Daí Jesus fecha com o  princípio do "onde estiver seu tesouro aí está seu coração".  Nem o coronavírus destrói o que você tem no coração. É bom que seja coisa boa. Seja lá como for, quanto ao vírus, ele vai passar. Mas deixará a lição. 

Nota
O que são as traças?

Nenhum comentário: