domingo, 10 de maio de 2020

Roteiro da Imigração alemã: Jacobina Mentz Maurer, Sapiranga (RS) e a Rota de Lutero na Alemanha


Sapiranga, Capital do Roteiro do
Blog de Foz sobre a Imigração Alemã:
refazendo trilhas
 
Não conheço Sapiranga, cidade gaúcha da região de São Leopoldo e parte da Região Metropolitana de Porto Alegre. Mas, de ouvido, escolhi Sapiranga para ser parte deste roteiro da imigração ao Brasil um  período de sonhos, lágrimas, sofrimento, humilhação, vitórias, romances, injustiça e tudo aquilo que é humano e são experiências que de alguma forma fazem parte do acervo de emoções de todos os membros da sociedade humana. 

Os viajantes que gostem de viajar informados terão muito a ganhar com a inclusão do evento de Sapiranga na lista desse roteiro que busca entender o passado, enquanto, ao visitar os destinos nos dias de hoje, aproveita para provar vinhos, produtos coloniais, escutando historias, fazendo esportes, trilhas, usufruindo do que os antigos imigrantes conseguiram  fazer e revivendo pois viajar é viver e reviver  e aprendizado é um convite a abrir a cabeça e respeitar. 

Jacobina Mentz interpretada por Letícia Spiller no filme A Paixão de Jacobina

Sapiranga está no Blog de Foz e seu projeto por causa de  uma mulher que teve uma vida curta: Jacobina Mentz Maurer, líder dos Muckers. Vida de poucos anos, encerrada aos 33, mesma idade daquele com quem Jacobina falou e dele ter recebido uma missão. 

Jacobina ousou trilhar uma fronteira perigosa que tem a ver com o desafio à ordem estabelecida e seus conceitos e com a tentativa de transitar na multidimensionalidade, onde a mistura da fé, política e miséria traz resultados de difícil digestão. Este é um reconhecimento do Blog de Foz à sua existência já que ninguém nasce em vão.   

Em Sapiranga há um distrito conhecido como Ferrabraz. Por muitos anos o povo de Sapiranga não falava, não gostava de falar dos acontecimentos do domingo, 2 de agosto de 1874 quando homens do Exército e da Guarda nacional Imperiais atacaram com fogo pesado inclusive canhões o grupo de seguidores da “seita” religiosa batizada pela oposição de “Muckers”. Sobre a Batalha, a comunidade, as intrigas você pode pesquisar em diversas fontes inclusive ver o filme A Paixão de Jacobina, ler o romance Videiras de Cristal de Luz Antônio de Assis Brasil ver registros históricos online.  

Com a matança, a jovem descendente de alemães entra na lista de líderes religiosos brasileiros à frente de movimentos do estilo messiânico cujos líderes eram monges, padres, milagrosos ou curadores  que surgiram na miséria e que representaram uma luz na escuridão das condições terríveis de vida no Brasil da época. Jacobina Mentz entra na lista de brasileiros como Antônio Conselheiro, de Canudos e os monges João Maria, um que era italiano, o outro que era sírio e se chamou Atanás ou Anastás Markaf  e ainda o monge João Maria que era brasileiro.

Adicionar legenda
Dois filmes brasileiros se interessaram pela história de jacobina. O primeiro Os Mucker de 1978, dirigido pelo brasileiro Jorge Bodanzky e o diretor alemão Wolf Gauer, com maior parte do filme falado no dialeto hunsrückisch riograndense e o mais atual, “A Paixão de Jacobina” de 2002 dirigido por Fábio Barreto no qual Letícia Spiller interpreta Jacobina o elenco inclui Tiago Lacerda. O filme de Barreto (in memoriam) foi baseado no livro “Videira de Cristal”. Com o livro, Assis Brasil ajudou a colocar a história dos Muckers à disposição do mundo e tirar a memória dos Muckers do baú do esquecimento e da vergonha

Em 11 de junho de 1841, na Colônia Hamburgo Velho, Novo Hamburgo (RS) a dona Maria Elisabeth Müller, trouxe ao mundo uma menina que ela e Andreas Mentz, o pai, decidiram chamar Jacobina, forma feminina do nome Jacó que na Bíblia é o nome de um homem que lutou com Deus a noite toda. Ora se alguém que pertence ao ambiente bíblico dá um nome desses para uma menina, essa família não está querendo que a bebê cresça para ser uma covarde. Deve ter sido uma menina linda, a Jacobina.

Andreas Mentz era filho de Johann Liborio Mentz e Madalena Ernestina Lipsen, avós de Jacobina. O fervor religioso estava no sangue da família que saiu da Alemanha justamente em busca de liberdade religiosa. A família já tinha passado pela experiência de fundar uma comunidade religiosa que atraiu algumas outras famílias vivendo separadas da igreja majoritária. A experiência atraiu oposição, bate-boca e perseguição. 

Naquela época, os Mentz não estavam sozinhos na tarefa de continuar reformando a reforma e tentando restaurar o cristianismo para leva-lo de volta à “maneira correta”. É por isso que hoje há tantas denominações cristãs protestantes. A preocupação em moda era restaurar a verdade e a doutrina da Bíblia que não estava mais sendo ensinada como deveria ser. Este foi o motivo que fez Jacobina, a Profetisa de Sapiranga ou a Voz do Ferrabraz  reunir pessoas em casa para estudo e leitura da Bíblia já que na sua visão o evangelho havia sido destorcido. Foi aí onde parece ter sido a ocasião para que Cristo lhe desse as visões e uma missão que terminou do jeito que terminou.  

Adeptos do Voo livre ajudam a divulgar o Caminho de Jacobina

Sapiranga e o turismo
Turisticamente falando Sapiranga é parte do Circuito Turístico do Vale do Rio dos Sinos também chamado de Vale Germânico. Historicamente para os brasileiros de origem alemã a região é importante por ser o local onde imigração alemã para o Brasil começou. Os avós de Jacobina foram recebidos no porto pelo imperador e a imperatriz Leopoldina, que era austríaca de nascimento, em 1824. Daqui a quatro anos será hora de comemorar os 200 anos da imigração alemã para o Brasil.  

A principal atração turística de Sapiranga é o distrito do Ferrabras onde está o Morro com rampa para o lançamento de asas-delta e parapentes. O cicloturismo na variedade downhill também. O distrito é a alma do roteiro Caminhos de Jacobina. 

Porto Alegre é o ponto de partida  para quem deseja visitar o Mundo de Jacobina quer como amantes da história, amantes do voo livre e tenho certeza que os amantes da natureza vão adorar a área do Morro do Ferrabraz que é área de proteção ambiental. Outros municípios que pertencem ao Roteiro Vale do Rio dos Sinos são: Araricá; Campo Bom; Dois Irmãos; Estância Velha; Ivoti; Lindolfo Collor; Morro Reuter; Nova Hartz; Novo Hamburgo; Presidente Lucena e São Leopoldo.   
Rocha Falkenstein (Wikipedia)

Terra dos Mentz na Alemanha
No outro lado do Oceano Atlântico, o berço da família de Jacobina é a cidade de Tambach-Diethartz localizada no distrito de Gotha no estado da Turíngia. A cidade está na área da Floresta da Turíngia rica em paisagens naturais hoje consideradas atrativos turísticos que antendem a um público interessado em esportes de inverno, trilhas na floresta, montanhismo entre outras. Um dos destaques naturais é a rocha (porfírica) Falkenstein que se levanta até 96 metros de altura na floresta turigiana é parte da lista dos viajantes. A cidade mencionada pela primeira em 1029 tem uma estreita ligação com a religiosidade. Foi em Tambach que o teólogo protestante suíço-alemão Karl Barth tornou público o discurso de Tambach que levou a criação do movimento a favor da criação da Igreja Confessante que se opunha à proposta de Hitler de unir as diferentes Igrejas Luteranas em uma só igreja que apoiasse o nazismo possibilitando assim a haver uma união entre o trono e o altar (Qualquer tentativa de repetir o mesmo erro hoje não é mera coincidência). O trabalho de Barth foi parte integrante da Declaraçlão de Barmen (Atual Wupertal) segundo  a qual o único führer absoluto para o cristão é Cristo. 

Propaganda da Tannenberg Haus com benefícios para saúde
Casa de Repouso e Cura Tannenberg

Parte  do credo da Igreja que apoiou Hitler era o  o antisemitismo e tendo a raça como um fator importante. Um lugar famoso em Tambach-Dietharz é a Casa Tannenberg (Tannenberg Haus) uma Casa de Repouso e Cura (Kurort) na Montanha que é um testemunho da expertise alemã em spas e lugares de cura aliado ao clima. Na frente da Tannenberg Haus, há uma estátua de Karl Barth e ainda em um um dos jardins do Spa há um chafariz chamado Lutherbrunnen (Fonte Lutero).

Na fonte há duas placas com um testemunho do cliente Lutero sobre sua permanência no estabelecimento para recompor energias. Uma placa está em latim e a outra em alemão. "Dambach est mea Phanuel ibi apparuit mihi dominus", Tambach 26.2.1537. Em alemão: Tambach ist mein Phanuel daselbst erschienenner der Herr".

Na primeira diz: "Tambach é a minha Phanuel lá me apareceu Deus" e na segunda: "Dambach é a minha Phanuel, nela apareceu o Senhor". Luthero entrou na Tannenberg Haus crendo que estava preste a morrer. Em 1537, fazia  20 anos que Lutero havia se rebelado contra a Igreja católica. E Phanuel quem é? Fanuel é o nome do anjo que lutou com Jacó toda uma noite e que ao amanhecer e após ser abençoado pelo anjo teve o nome mudado de Jacó para Israel. O local onde houve a luta passou a ser chamado de Phanuel, Fanuel. Há várias outras grafias inclusive Peniel.

Não é portanto difícil imaginar que Dambach tenha  sido incluída na atual rota de peregrinação, turística, cultural e natural chamada "Caminho de Lutero", Trilha de Lutero ou Lutherweg. São 360 quilômetros entre Worms no estado da Renânia-Palatinado e a cidade de Eisenach no Castelo de Wartburg onde Lutero traduziu a Bíblia do latim para o Alemão. A Trilha lembra a viagem de Lutero de Eisenach, Turíngia  para para Worms em 1521 para participar de uma Assembleia onde autoridades políticas e religiosas deveriam julgar a nova doutrina do ex-monge católico Martinho Lutero. Na assembleia ele foi considerado um herege e daí ele voltou para o castelo de Wartburg.  
  Fonte de Lutero:
"Tambach é a minha Phanuel"

Toda essa informação é para destacar o contexto religioso e a tradição da região de origem da família Mentz. O avô de nossa heroína já nascida gaúcha tinha andado discordando da orientação da igreja tradicional a qual estava associado e promovera uma divisão juntando alguns membros e famílias o qual levou a perseguição da família por parte da comunidade. No Brasil como já dissemos o Imperador Dom Pedro I e a Impereatriz Leopoldina receberam a família no desembarque no Brasil. O avô já entregou uma carta de apresentação assinada pelo poeta Goethe que era amigo de Leopoldina. No encontro ele abordou a questão da liberdade religiosa e a princesa garantiu que a liberdade de religião estava garantida no Brasil. Por determinação do casal imperial, o Lote I da Colônia Colônia Hamburgo Velho foi dado à família de Jacobina.       

Gostaria de acrescentar que o Roteiro Caminhos de Jacobina está na lista de ecoturistas com destaque para os observadores de pássaros. Há pelo menos quatro trilhas na proximidades do Ferrabraz.

Nota: toda a informação desta postagem é parte de roteiro que está sendo preparado para confirmação e validação in loco na próxima etapa. Você pode ajudar, opinar, passar informações pelo e-mail limajac@gmail.com ou via comentários no Blog.



Nenhum comentário: