sábado, 21 de outubro de 2023

Cataratas e Caminhos para Silvana

 

Rota da Fé / Turismo Religioso

Nota: as informações não são propostas de roteiro de viagens e excursões. São sugestões de roteiros de temas para a produção de conteúdo de apoio à "interpretação" do patrimônio histórico, material, imaterial (intangível) da região Cataratas e Caminhos com ênfase no trecho Guaíra - Itaipulandia - Foz.  

Pelo que vi a Rota da Fé  começa em Santa Helena no Cristo Esplendor, passa por Missal (São Pedro) e termina em Itaipulândia (NS Aparecida) inspirado no Caminho de Santiago oficializado durante a Termatalia em 2018. É uma rota de turismo confessional ou seja católica. A rota contará com caminhadas, exploração com bicicleta etc. 

A minha abordagem do turismo religioso é pela visão do ensino religioso previsto na constituição nacional para ser inserida no projeto educacional. Seria uma disciplina de matrícula voluntaria em horário normal de aulas. Teria como alvo a divulgação do campo religioso visando a criação de uma sociedade de tolerância, entendimento e promotora da paz entre diferentes comunidades e etnias. O ensino religioso não é confessional, não é evangelização, não é catequético e nem proselitista. 

Em uma região como o Oeste do Paraná, tendo Foz do Iguaçu como exemplo, trataria de explicar as religiões ou não-religiões de diferentes etnias e comunidades. Com esta visão é muito importante a história da região visitada incluindo aí as diferentes interseções dessa história nos últimos 400 anos: espanhóis, jesuítas, bandeirantes, erva mate, colonização europeia pós-anos 1930 e a relação dos diferentes municípios no que ser refere a colonização católica (Missão Verbo Divino Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel). 

Abordagem também para a fundação e estabelecimentos de outras denominações como luteranos e episcopais. A proposta leva à interpretação do patrimônio cultural, religioso, histórico de todos os grupos de maneira inter e transdisciplinar partindo e direcionando as descobertas do local para o internacional; do pessoal ao social; do detalhe ao geral; do fato ao princípio; do biográfico ao histórico lembrando Alencar (1998 p.54)

Repetindo, nesta visão, Guaíra e Terra Roxa fazem com que a região da Rota da Fé entre também nas áreas de interesse da Rota Jesuítica (Mundo Jesuíta - PY, ARG, BR/RS ) e da Rotas da Erva Mate ambas com muito de sua história compartilhada com o Paraguai e Misiones (Argentina) que exige interação com a história do Paraguai em diversos capítulos da história.  A primeira, devido ao fato da segunda e a terceira Redução da Província Jesuítica Paraquária  terem sido fundadas no Guayrá (atual Paraná) com vestígios em Santo Inacio e Itaguajé, ambas no Paraná na área de influência dos rios Paranapanema e Paraná. Por Guaíra passaram mais de 12 mil indígenas fugindo dos bandeirantes conduzidos pelo padre jesuíta Antônio Ruiz de Montoya. 

A "rota da fuga" dos jesuítas corresponde à parte do trajeto proposto para o  Caminho das Águas (feito a remo) e isso poderia ser lembrado a cada remador. Quando passaram pela região da atual Guaíra as mais de 700 balsas-canoas se desviaram das Sete Quedas e passaram a pé pelo território que hoje é Paraguai (República) seguindo por terra, a maioria, em direção à Redução de Nuestra Señora de Natividad del Acaray - com vestígios na área de influência da Itaipu Binacional em Hernandarias no Paraguai.  O refugiados das reduções de Santo Inacio e Itaguajé foram também assistidos pelos moradores das Reduções de Jesús del Monday e Santa Maria del Iguazu nas Cataratas do Iguaçu.   

O território da atual Terra Roxa já foi parte do que hoje é Guaíra e nos limites de Terra Roxa existe vestígios da antiga Ciudad Real del Guayra já com certo grau de proteção do IPHAN. Vale lembrar que o que hoje é o Paraná já foi Guayrá dominado pela Espanha com autoridades a partir de Assunção. Além da Ciudad Real del Guayrá (Terra Roxa-Guaíra), a segunda Ciudad Real no território do antigo Guayra se chamou Ciudad Real de Villarrica  del Espíritu Santo (hoje em Fênix) cujos vestígios são protegidos pelo Parque estadual de Vila Rica do Espirito Santo. 

Roteiro Histórico Religioso

Guaíra

Igrejinhas de Guaíra: NS del Perdón, NS de los Milagros de Caacupe (ambas com nomes em espanhol). Visitar a Igreja oficial atual. Casa do Frei, 

História da Mate Laranjeira, Fundação de Monjoli, o Trem Guaíra - Porto Mendes, a Navegação na Bacia do Prata; Navegação atual ao Paraguai, MS e Parque Nacional Ilha Grandem  Arquitetura da Guaíra da época da Mate Laranjeira.


Terra Roxa associada à Guaíra

História e relatos dos vestígios da Ciudad Real del Guayrá

Atrações locais e atividades econômicas (agricultura / roupas infantis) 

Marechal Cândido Rondon

Mal. Rondon como a cidade mais alemã do Paraná  

Casa Gaza, Turismo Rural, Cachoeira da Onça, trilhas trekking e bicicleta, Igreja Católica e Igreja Luterana (mais antigas) Comunidade e Igreja São Roque, Praia e estrutura de Porto Mendes

  

Santa Helena 

O Cristo Esplendor, Centro da cidade, Centro administrativo, Prainha (atividade)


Missal


Itaipulândia

Monumento a Nossa Senhora Aparecida, cidade e história, Lago e trilhas etc

No aguardo

Medianeira

Céu Azul

Matelândia

São Miguel do Iguaçu

Santa Terezinha de Itaipu

Nenhum comentário: