![]() |
Mosè Giacomo Bertoni (Moisés Santiago Bertoni). Nascimento em 1857, Ticino. Suíça. Morte 1929 Foz do Iguaçu, Paraná |
Produzido originalmente como "Conteúdo exclusivo para o Blog do Visit Iguassu" 2020
O nome científico da planta é Stevia rebaudiana bertoni mais conhecida em guarani no Paraguai como ka'a he'ẽ ou "erva doce". O nome científico é composto por três nomes. No nome final reconhecemos o bertoni, nome de família de Moisés Bertoni, suíço italiano que se estabeleceu às margens do rio Paraná no Paraguai e foi o maior pesquisador, naturalista, autor a ter vivido na região Trinacional.
Felizmente na área da nomeação de nomes de espécies, os cientistas podem homenagear pessoas como outros profissionais, amigos e lugares. Neste caso Moisés Bertoni, deixou seu nome não só na planta como na história como sendo o autor da descrição minuciosa da planta. Em seguida, Bertoni homenageia o químico paraguaio Ovídio Rebaudi que nasceu em Assunção em 1860 e morreu em Buenos Aires, onde exerceu sua profissão, em 1931. Ovídio Rebaudi foi responsável pela análise química da Stevia.
![]() |
Dr. Ovídio Rebaudi, cientista paraguaio de onde vem o "rebaudiana" em homenagem de Bertoni |
Mas a pergunta persiste. De onde veio a palavra Stevia? Na tradição de homenagear os antigos, Cavanilles ao utilizar o nome Stevia, homenageou ao estudioso Pere Jaume Esteve (Pedro Jaime Esteves) que nasceu por volta de 1500 e que foi um dos primeiros titulares da Cátedra de Ervas da Universdidad de Valencia fundada em 1499 (em funcionamento até hoje) com o nome de Estudi General València. É daí que veio a palavra Stevia usada por Bertoni. Em latim o nome de Pere / Pedro foi traduzido como Petrus Jakobus Stevius. De Stevius para Stevia foi só seguir a regra da formação de palavras.
Continue daqui:
Universitat de València - Estudi General
Antonio Cavanilles (Castellano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário