Aviso!
Não sou historiador. Eu conto "histórias" (estórias / stories) . Vou pegando pedacinhos, juntando, costurando, re-costurando, interpretando, caçando indícios mas nunca inventando. Me inspiro na teoria do Paradigma Indiciário (Micro-história).
Acabo de publicar o vídeo acima. O vídeo descreve brevemente um poster chamado A Segunda Evangelização das Missões.
Adianto que a Primeira Evangelização foi jesuíta e começou em 1609 por San Ignacio Guazu, Paraguai. Durou até 1767. A Segunda começou em 1898, desta vez pelos padres da Congregação do Verbo Divino.
A Província de Misones que está hoje ao nosso lado na Argentina ou a Misiones no Paraguai não são nada em tamanho quando comparada com a Província Laica das Missões Guaranis nos 30 Povos, criadas depois de 1767.
O poster começa com a expulsão dos Jesuítas. A última data é a criação da Paróquia São João Batista de Foz do Iguaçu, que completou 100 anos no ano passado (2024).
![]() |
Carlo Ginzburg |
* Paradigma Indiciário, o que é?
Para pensar
" ... a história é a história dos homens, não dos "grandes", e que quando é possível penetrar na realidade cotidiana, o passado é melhor decifrado, a ponto de captar com um senso de imediatismo seus problemas, suas conexões com o presente, com a história" - Do editor do "Queijo e os vermes" - (Einaudi.it)
Nenhum comentário:
Postar um comentário