segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Uma cronologia ou linha do tempo pelo olhar do Blog de Foz e Cia


Poster: A Segunda Evangelização das Missões - Paradigma Indiciário*


Aviso!

Não sou historiador. Eu conto "histórias" (estórias / stories) . Vou pegando pedacinhos, juntando, costurando, re-costurando, interpretando, caçando indícios mas nunca inventando. Me inspiro na teoria do Paradigma Indiciário (Micro-história).

Acabo de publicar o vídeo acima. O vídeo descreve brevemente um poster chamado A Segunda Evangelização das Missões.

Adianto que a Primeira Evangelização foi jesuíta e começou em 1609 por San Ignacio Guazu, Paraguai. Durou até 1767. A Segunda começou em 1898, desta vez pelos padres da Congregação do Verbo Divino.

A Província de Misones que está hoje ao nosso lado na Argentina ou a Misiones no Paraguai não são nada em tamanho quando comparada com a Província Laica das Missões Guaranis nos 30 Povos, criadas depois de 1767.

O poster começa com a expulsão dos Jesuítas. A última data é a criação da Paróquia São João Batista de Foz do Iguaçu, que completou 100 anos no ano passado (2024).

Carlo Ginzburg

* Paradigma Indiciário, o que é?

O paradigma indiciário ou micro-história "...é uma abordagem que se concentra em eventos, personagens ou comunidades específicas, buscando, a partir de pequenos recortes, entender dinâmicas mais amplas. Seu diferencial está no uso detalhado das fontes e na valorização das experiências individuais dentro de um contexto histórico maior. Entre os principais nomes da Micro-História, destacam-se Carlo Ginzburg, Giovanni Levi e Edoardo Grendi" (LAHES/ UFJF). 

O paradigma indiciário é uma abordagem que "dá zoom" (zoom in) em um detalhe.  Carlo Ginzburg dá um bom exemplo desta abordagem em seu livro "O Queijo e os Vermes" que conta a história de um moageiro nascido em 1532 condenado pela Inquisição. Com um "zoom" nos documentos do julgamento, ele reconstituiu a vida da sociedade da época medieval. 

O vídeo acima e outros estão no meu Canal no Youtube e são colocados também, no blog Jackson Lima TravelLog for History Buffs, já direcionados ao trabalho de divulgação dos 30 Povos das Missões, das Missões Jesuítas, dos Jesuítas e na busca de indícios da história do Paraná iniciada na Província do Guairá. Destaque para a presença jesuita no que chamamos hoje de Tríplice Fronteira.      

Para pensar

" ... a história é a história dos homens, não dos "grandes", e que quando é possível penetrar na realidade cotidiana, o passado é melhor decifrado, a ponto de captar com um senso de imediatismo seus problemas, suas conexões com o presente, com a história" - Do editor do "Queijo e os vermes" - (Einaudi.it) 



Nenhum comentário: