quinta-feira, 10 de abril de 2008

Agentes Autônomos de Hotéis



Eles são os Agentes de Hotéis e Turismo ou Agenciadores de Hotéis e Turismo e estão na praça há muitos anos. Para vê-los basta chegar em Foz do Iguaçu pela BR 277. O primeiro ponto de encontro será no trevo que dá acesso à cidade via Avenida Costa e Silva. Os agenciadores também poderão estar no cruzamento da Avenida Costa e Silva com Avenida Paraná. Ao ver uma carro com placa de outras cidades, o agenciador ou agente autônomo, se prepara para abordar e entregar material de hotéis, restaurantes, churrascarias e até de atrativos turísticos e passeios. A diferença entre eles e os panfleteiros é que os agentes podem acompanhar o cliente até o hotel.


Para isso muitos dos agentes autônomos têm motos e podem conduzir o turista até os hotéis recomendados por eles com rapidez. Outros só têm bicicletas. Desde dezembro de 1992 os agentes têm uma associação. A AHTA que aparece no colete / uniforme deste agente na foto. Mas a convivência com eles nem sempre foi fácil. Até recentemente eles eram chamados de "piranhas" nome dado a muitas outras catgeorias em Foz do Iguaçu na área de turismo, transporte e passeios e foram alvos de muitos pedidos de intervenção policial. Assim, o Blog de Foz registra a existência dos Agentes Autônomos.

Hoje, cada vez mais hotéis e outros estabelecimento oferecem comissões para que os agentes os indiquem. O presidente da Associação é Ilário Luiz Almeida. A sede da AHTA fica na Avenida República Argentina, 2.563. O telefone é 3027 4139 e o e-mail é agenciadoresdehoteis@hotmail.com. O presidente da Associação, destacou que os agenciadores não realizam ou guiam excursões ou turistas. "Só agenciamos e colocamos o turistas nas mãos adequadas para o serviço que necessitam". Há até um blog em preparação.

Nenhum comentário: