quinta-feira, 24 de abril de 2008

Aldeia Yryapu



Fotos: Ruth Sanches / J.Lima

Eu gostaria de agradecer a empresa de turismo Martin Travel de meus amigos Fernando Martin e Ruth Sanchez por terem me incluido na lista de palestrantes sobre os mbyá guarani representados na região pelos mbyá da Aldeia Yryapu (Barulho das Águas) em Puerto Iguazú, Misiones, Argentina. Também falou sobre a aldeia o colega Claudio Salvador, sobre quem falarei em uma postagem no futuro próximo. As fotos acima, foram tiradas durante uma visita de campo juntos com os guias de turismo do staff da Martin Travel e colabodares internos da área de operação. Foram conhecer para poder vender. Minha primeira participação no workshop foi antes da visita, uma introdução ao mundo guarani incluindo esclarecimentos sobre o que é tupi, o que é guarani, o que é tupi-guarani e assim por diante. Na segunda aprsentação tive o privilégio de falar sobre "Espiritualidade Mbyá Guarani". Parece-me que o pessoal gostou da palestra sobre a espiritualidade que nesta altura já não é mais mbyá guarani, mas universal. Falamos sobre a espiritualidade dos "povos originais" que correspodnem a um número enorme de tribos, raças, nações em todo este Planeta. Daí, foi fácil mostrar que a espiritualidade dos mbyá é parte da espiritualidade universal.

Sobre a visita à aldeia posso dizer o seguinte: aqui está um bom exemplo de uma visita organizada, sobre a qual os residentes da aldeia têm controle. Aprendemos todos uma lição importante. O guia de turismo que leva o cliente para ver a aldeia, não se comporta aqui, cmo acontece na maioria de outras aldeias visitadas. Aqui quen lidera a visita e fala sobre o que a comunidade combinou é o "intérprete" local. Ele interpreta o patrimônio cultural e ambiental da aldeia. Muito interessante. Os intrepretes são treinados em uma "Escola de Turismo Mbya Guarani" localizada na aldeia. Mas sobre o assunto falarei com mais inspiração quando postar material sobre o projeto que resultou nesta realidade.

Na foto aparece também o coral da aldeia que faz apresentações quando solicitado. É uma apresentação e não uma cerimônia como muitos de fora costumam exigem e demandam. Ceromônias espirituais estão fora do que se oferece. Muito bom e acredito que este projeto é exemplo positivo para guiar o encontro entre "povos originais" e "povos de qualquer origem afetados pela cultura ocidental".

Nenhum comentário: