quarta-feira, 16 de abril de 2008

O imitador de passaros



Aposto que o Gildo Rodriguez (ou será Rodrigues?) não nasceu em Foz do Iguaçu. Tenho a impressaão que ele já me disse que nasceu em algum lugar do Paraná, um entre os 400 mnicípios deste "Estado de Amor pelo Brasil" (Este era o slogan do Paraná no primeiro governo de Roberto Requião). Apucarana? Umuarama? Astorga? Onde terá nascido o Gildo? O fato é que êle, como eu, e muita gente, terminou em Foz do Iguaçu. Que lugar esta Foz do Iguaçu?

Quando conheci o Gildon há uns anos ele trabalhava como pedreiro. Sei que tempos depois ele foi trabalhar em alguma propriedade rural. Ele queria estar perto da natureza. Eu era repórter e trabalhava no jornal Gazeta do Iguaçu. Gildo me visitava sempre e assoviava para a redação. Um dia ele reaparece vendendo sorvete ou picolé - ou os dois. Porém nunca deixou de sonhar em assoviar. Ele passou anos vendendo picolê, sorvete e algodão doce (dependendo da época).

Faz uns dias, encontrei o Gildo; ele me viu e correu na minha direção. Ele me disse, de cara, "lancei um CD". Eu me alegrei por ele. A foto acima é a da capa do CD onde ele aparece segurando um curió em uma mão e um bem-te-vi, na outra. Gildo conseguiu vencer. Hoje, ele continua vendendo CDs nas ruas de Foz do Iguaçu. É melhor do que vender gelinho, picolé e sorvete. Ele está vivendo do que ele sabe fazer bem.

O Gildo assovia bem e ainda usa os dedos e lábios para produzir aqueles sons que só passarinhos sabem fazer. O segredo do sucesso do Gildo está em uma falha entre os dois dentes superiores, da frente. Ai! Esqueci como se chamam! Duas coisas não podem acontecer ao Gildo. A primeira é perder os dois dentes. A segunda é que algumn ortodontólogo coloque um aparelho para melhorar a estética dele.

Nos Estados Unidos, existem 54 milhões de americanos que gastam bilhões de dólares viajando para ver pássaros. Eles querem ver pássaros neotropicais, paleoárticos, neoárticos, etíopes, australasiáticos e não me lembro mais o quê. Os pássaros brasileiros são neotropicais - que vem do sul dos EUA até a Antártida. O Gildo é imotador de uma boa quantidade de pássaros neotropicais. Se ele tivesse nascido nos EUA e tido a oportunidade de trabalhar como servente de ajudante de aspirante a ornitólogo ou mesmo faxineiro de uma agência de turismo especializada em pássaros, êle estaria rico.

Eu imagino como seria legal colocar o Gildo como atração em uma palestra sobre pássaros. Uma dessas palestras organizadas para turistas, ornitólogos, educação ambiental e outras. Fui informado que recentemente no encontro brasileiro de pássaros - quer dizer não encontro de pássaros, mas de estudantes de pássaros, havia alguém assoviando e ensinando "educação ambiental" (?). É isso que desejo ao Gildo. Desejo uma atividade nessa área.

Mas ele tem que ter cuidado. Ele não pode ir na onda dos outros. Ele deve limitar-se a pássaros. Ele deve esquecer os pedidos para imitar cachorros, gatos, elefantes, gibóia - embora eu ache que o grilo ele imitou muito bem no CD. Afinal, estou recomendando o Gildo. Se você mora em Foz do Iguaçu ou perto, o telefone de contato do Gildo é 3526 2976. Se você estiver ligando de fora do Oeste do Paraná, lembro-lhe que o código telefônico é 45. Adquira o CD e colabore. Pediria também ao Parque das Aves que abrisse as portas para que o Gildo continue aprendendo a arte. Quem sabe?

Um comentário:

Em busca da felicidade disse...

http://www.youtube.com/watch?v=rKavidr4hdU&feature=feedlik