quinta-feira, 3 de abril de 2008

Ruínas do Parque Remador




O Parque Omar de Oliveira, ou Parque Remador, foi inaugurado, segundo placa comemorativa no local, em março de 2004. Quatro anos depois, o Parque que foi inaugurado pelo Governador do Paraná, Roberto Requião e o prefeito de então Sâmis da Silva, já está descartado, depredado, abandonado. Dinheiro jogado fora. Conversei com alguns moradores da região e eles se mostraram revoltados. Revoltados mas sem poder fazer nada. Fazer o quê? A quem processar? De quem cobrar?

Devo acrescentar que eu tive medo de entrar no Parque para chegar ao Santuário Católico. O meu medo era ser assaltado. Fiquei meia hora em frente ao Parque tentando arranjar coragem. Enquanto isso, o helicóptero da Polícia fazia sobrevôos baixos na região - a Tropa de Elite local parecia estar em uma caçada séria o que aumentava ainda mais o sentimento de estar em uma zona de guerra.

Finalmente uma moça entrou no Parque e eu a segui roubando um pouco de sua coragem feminina. Pelo menos eu tinha a certeza de que em caso de assalto correríamos juntos.


Eu aplaudo os esforços do prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo MacDonald, de investir em escolas-centro comunitários e saúde. Mas não sei se um significa a extinção do outro. Parque é parque. Parque é saúde. Escola é escola. Se pode namorar no Centro de Convivência? Você não precisa de parque no esntido educacional.

Quanto a hospitais, se não tivermos cuidado, estaremnos investindo em doenças e não em saúde. Mil especialistas não serão sufucientes para atender a uma população que adoece mais e mais por causa do stress, causado pela ansiedade do desemprego, da violência e falta de futuro. Onde estão os empregos prometidos? Pense nisso!

Final: uma área verde pode substituir algumas toneladas de remédio de hipertensão! O que a OMS diz sobre áreas verdes? Equilíbrio, prefeito! O caminho do coração. Siga o Caminho do Meio!

Nenhum comentário: