quinta-feira, 29 de maio de 2008

Declarações de Foz do Iguaçu



Me parece difícil que algum iguaçuense saiba quantos documentos oficiais foram assinados nos hoteís da cidade nos útimos, digamos, 30 anos. Foram tantas as Cartas de Foz do Iguaçu, Declarações do Iguaçu, Declarações Conjuntas que aposto que Foz do Iguaçu não tem idéia de quantas foram. Nem eu vou me meter nisso agora. Contudo, por causa da foto que coloco acima, devo, pelo menos, lembrar que a foto foi tirada possivelmente pelo fotógrafo Nei de Souza, na época da Gazeta do Iguaçu. Que ocasião foi essa? Foi uma ocasião muito importante para a Paz Mundial e para a Paz na América Latina. Mas acima de tudo para a paz e a tranqüilidade entre a Argentina e o Brasil. Na foto vemos o então presidente e atual senador Fernando Collor de Melo e o então presidente argentino Carlos Saúl Menem assinando a Declaração Conjunta sobre Política Nuclear Comum Brasileiro-Argentina. Foi em novembro de 1990.

A declaração conjunta deu lugar, em 1991, ao estabelecimento do Sistema Comum de Contabilidade e Controle entre as duas nações. Contabilidade e controle de quê? De tudo o que tem a ver com o Nuclear. Mas mesmo a Declaração Presidencial Conjunta feita em Foz do Iguaçu nasceu de outra Declaração Conjunta (de Foz) dos presidentes José Sarney (Brasil) e Raul Afonsin (Argentina) em 1985. Graças a essas Declarações do Iguaçu ou de Foz do Iguaçu, Brasil e Argentina podem dormir tranqüilos confiando que não há uma bomba atômica chamada TANGO sendo feita às escondidas dirigida para o Brasil ou uma bomba atômica chamada SAMBA dirigida para a Argentina.

Rivalidade brasileiro-argentina só na área folclórica do futebol e às vezes na área industrial e comercial com os "protecionismos" dos dois lados. Mas nada de atômico! Isso já faz de Foz um importante forum de discussão de assuntos mundiais. Pena que a gente não encontre isso na literatura de divulgação turística ou no esforço de captação de eventos. Na foto, Collor e Menem estão no Hotel Carimã - Foz do Iguaçu.

Nenhum comentário: