sexta-feira, 13 de junho de 2008

Foz antigamente... Cartões Postais e Cataractas





As imagens acima foram "scanneadas". Trata-se da capa de um álbum que os turistas compravam. O álbum trazia fotos das Cataratas do Iguaçu, das Cataratas ou Saltos das Sete Quedas e outras imagens da região. O que eu gostaria de destacar é o seguinte: até a formação do Lago de Itaipu, e o fim das Sete Quedas, o turismo de Foz do Iguaçu, vendia excursões opcionais à Guaíra para ver as Sete Quedas.

Eu mesmo, na minha época de guia de turismo, levei vários grupos de turistas ao Parque Nacional de Guaíra para ver as Cataratas. A primeira que fui ao PN Guaíra, eu "guiava" um grupo de holandeses. No passeio, me perdi. Guaíra tinha uma anatomia muito complicada. Felizmente me "achei". É uma pena que o Parque Nacional de Guaíra tenha sido "apagado". Deixou de existir. Agora, aposto muito no Parque Nacional de Ilha Grande que protege o trecho do rio Paraná, acima de Guaíra - o último trecho do rio Paraná livre das cicatrizes na forma de hidroelétricas.

Me imagino também quanto Foz do Iguaçu perdeu em dinheiro com o fim do "opcional" Sete Quedas. Como estaríamos hoje se ainda houvesse um Parque Nacional de Sete Quedas e os Saltos das Sete Quedas? Será isso que a Itaipu quer recompensar com seus investimentos no Complexo Turístico? Conto que no primeiro domingo de maio, fui "conhecer" Itaipu Binacional com meus filhos da geração século XXI. Uma filha do século XX também foi. Todos gostaram do passeio. Fomos bem atendidos. Todos querem voltar para ver o Refúgio Biológico. Também já estão ansiosos para ver o Planetário que está em construção. É isso aí.


Preste atenção na imagem que mostra a parte posterior (costas) de uma cartão postal enviado a alguém de Foz do Iguaçu. Se lê: "Muendas felicidades, Dia de Dres Reis". O texto para mim é muito rico. Quem escreveu era imigrante alemão e tentou "Muitas felicidades" - tentando colocar no papel o som do português brasileiro que é mais ou menos assim "Muintas Felicidades". Nota-se que quem escreveu trocou o "T" pelo "D". Já em Dia dos Três Reis", de novo se trocou o "T" pelo "D". Aí quem confundiu já foi a língua. Três em alemão é "Drei". A data de toda essa experiência foi 1930. O cartão está assinado.

2 comentários:

Dani disse...

Roteiros de praias, serras, ecoturismo, montanhas....é só acessar o site de turismo da RBH Praias: www.rbhpraias.com.br
Lá você encontrará uma enorme variedadde de opções de hotéis e serviços. E ainda pode consultar sua passagem aérea através do atendimento on line. É fácil e prático!!!

Gustavo disse...

Olá.. Queria saber se vc não podia postar as fotos das Sete Quedas que vinham neste envelope...
Vlw

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Hora no Paraguai incluindo CDE

Hora Mundial: passe o mouse sobre o mapa para escolher região