quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Aglomerado Transfronteiriço


Notas sobre o "Estudo do Ipardes" III

O Estudo do Ipardes que estou comentando há algumas postagens, chama a região das Três Fronteiras de "Aglomerado Transfronteiriço" e sugere que se comece a discutir a viablidade de existir uma "integração do planejamento e gestão das três cidades" principais: Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú.

Já adianto que o Itamaraty não gosta dessa idéia de "transfronteiriço". Já ouvi discussão sobre isso e o Brasil é taxativo quanto à essa possibilidade. Desde que se use outra "palavra", o plano pode proseguir. Mas voltando ao estudo.

O eatudo recomenda que a se faça alguma coisa para "reverter a condição de enclave da aglomneração transfronteiriça em relação aos espaços regionais onde se insere nos respectivos países".

Um parêntese

Você entendeu isso? Que é enclave? Dou-lhe esta definição simplificada do wikipedia: "Em geografia, um enclave é um território totalmente cercado por um território estrangeiro". Quer dizer, viver no aglomerado Três Fronteiras é como se vivessesmos em um enclave. Alguns enclaves famosos: Gibraltar, Berlim Ocidental (antes do muro desabar), Zona do Canal do Panamá etc. É bom pensar nisso!

As três cidades estão crescendo e as três explodiram em algum momento. Em 1972, CIudad del Este tinha 26.485 habitantes. Em 1982 tinha pulado para 62.328. Em 2005, CDE já tinha alcançado 260.594 habitantes.

Puerto Iguazú a menor das três tinha 3.001 habitantes em 1970. Em 1980, já tinha pulado para 10.250 e no censo argentino de 2001 já estava em 31.515. E nos útlinmos anos, Puerto Iguazú está crescendo muito mais. Há uma explosão em andamento e isso inclui os problemas que Foz e CDE já conhecem.

Nenhum comentário: