sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Os guaxos dos pinheiros da Avenida Paraná



A foto acima é de Guto Bertagnolli, biólogo, fotógrafo profissional e guia naturalista de Ribeirão Preto (SP) e é parte do blog Ecofoto. Como eu não tenho lente zoom, tomo a liberdade de usar a foto do Guto. A segunda foto, é minha, Jackson Lima, de Foz do Iguaçu.

Explico a foto: os guaxos são pássaros interessantes. Pertencem a uma família muito interessante. Destaque para as cores da família. Sempre inclui o preto que se combina com amarelo ou vermelho. Em Foz do Iguaçu, para quem não é daqui, há uma avenida chamada Paraná. É muito movimentada. Sempre notei e agora vivo admirado com os guaxos que escolheream árvores da Avenida Paraná para construir seus ninhos. Vejam quantos minhos estãp pendurados neste condomínio-sem-síndico natural. Dizem que os guaxos escolhem lugares agitados como forma de obter proteção de inimigos do mundo das aves como o tucano. Será? Não sei! Este pinheiro ou araucária se encontra da esquina da rua Jorge Samways com a Avenida Paraná, na frente de uma loja de automóveis e não me perguntem a marca.

Mas, há outras concentrações de guaxos ao longo da avenida. A principal fica no canteiro central nas proximidades do Shopping JL Cataratas e do terreno boscoso do Exército Brasileiro. As árvores escolhidas são também pinheiro ou pinus. Não tenho certeza, agorinha. Assim, se ligue no espetáculo. As horas de maior atividade tendem a ser cedo pela manhã quando você vai trabalhar e à tarde, depois das cinco, quando você já se dirige para casa ou para um happy hour.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sou Vanderlei Silva de Abreu biólogo formado pela unijui, morador da cidade de Santo Augusto RS e em frente a minha casa tenho um pé de araucária onde neste ano um bando desses pássaros fizeram um condomínio com oito ninhos até agora e ainda há mais tres em construção. é uma maravilha ver o trabalho desses animais que chama a atenção tanto pelo ninho como pelo seu canto.

Jackson Lima disse...

É mesmo Vanderlei, é uma maravilha vê-los. Os guaxos de quem falei também aumentaram a colônia e já ocupam outras áreas da Avenida. Um abraço!

Unknown disse...

Hoje passando pela avenida paranP vi lindíssimos ninhos sao lindos e enfeitam as árvores..