quinta-feira, 13 de novembro de 2008

É feia! Mas é nossa!


A Avenida Brasil - principal avenida de Foz do Iguaçu pode ser, talvês, a "rua principal de cidade" mais improvisada do mundo. Nada de edifícios suntuosos ou exuberância arquitetônica. Nada que a gente possa chamar de belo. É improvisada. Na avenida Brasil, se concentram as principais lojas da cidade, incluindo lojas de renome nacional. As lojas têm fachadas comuns mas razoavelmente chamativas.

Quando as fachadas são retiradas, o que aconteceu nesta propriedade, o que vemos é um edifício pequeno, com detalhes interessantes que revelam uma Foz do Iguaçu dos anos 60 ou mais antiga. Veja os detalhes da facahada desta loja - aqui funcionou durante muito tempo a agência Leocádio Turismo, - observe aquelas janelinhas antigas lá no topo. Por isso, eu disse no título "é feia mas é nossa".

Como cidade turística, Foz do Iguaçu poderia ter um programa especial para destacar lugares e casas - com plaquinhas dizendo entre outras coisas quem construiu, quem morou aí, que história tem e assim por diante. Já volto com mais sobre a arquitetura improvisada mas realística da cidade. O que pode ser feito? Seria o caso de assumir tais fachadas e mostrá-las de uma vez? Em verdade, em verdade lhe digo, há uma cidade totalmente diferente escondida por trás das fachas, dos luminosos, dos painés. Quem sabe se não estamos escondendo o que deveríamos mostrar?

Clique AQUI para ver a Lei Municipal No. 14223 de São Paulo que propôs extamente o que estou dando a entender nesta nota!

Nenhum comentário: