quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Expedição científica argentina no Rio Iguaçu em 1892


Em 1892, o governo argentino organizou uma grande "Expediçâo Científica Recoletadora" que reuniu grandes nomes da ciência da época. A meta da expediçao era levantar produtos naturais e industriais e, especialmente, exemplares da fauna argentina para enviar a um evento internacional que aconteceria em Chicago.

A expedição foi dirigida pelo botânico Gustavo Niederlein, do Ministerio da Agricultura. Participaram outros nomes como A. Ballerini, J. Vollenweider, E.C. Moody, A. da Rocha, J. de Hans. Th Schuman, A.N. Campbell Johnston e outros como Moisés Bertoni. Além de botânicos a expedição contava com turistas,artistas, caçadores, fotógrafos e outros profissionais. A foto que aparece aqui é fruto da expedição. Ela mostra um antigo porto que havia em Foz do Iguaçu chamado de Porto Francês. Deve ter ficado próximo à região do atual Porto Meira. O Porto pertencia a Robert de Blosset, um francês que emigrou para Misiones com o propósito de abrir o primeiro Consulado Honorário Francês em Posadas. 

Blosset tanbém teve negócios na região, possivelmente ligados à erva mate. As informações são do site História e Arqueologia Marítima que retrata esta e outras expedições sobre os rios Alto Paraná, Paraguai e Iguaçu e em 1892. A foto é de E.C.Moody que participou na expedição.

Mais
sobre a expedição

Mais sobre Blosset

Nenhum comentário: