quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Jardim Três Fronteiras: Planetas e Pássaros

Fiz umas anotações, com pressa, e já as coloquei aqui. São da região de Três Lagoas. Ainda não terminei. Devo voltar lá para conversar com uma pessoas. São sobre o Jardim Três Fronteiras e vizinhos. É um bairro pequeno ainda e possui ruas que podem ser contadas nos dedos. Porém são ruas com nomes curiosos. Confira: Avenida Mercúrio, Rua Saturno, Rua Marte, Rua Urano, Rua Vênus, Rua Netuno. Dar o endereço para esta região lembra uma descrição dos planetas. Vejam quais são as ruas ou planetas que compartilham esquinas neste bairro da Grande Três Lagoas: A Rua Urano faz esquina com a Rua Marte; A Rua Urano também tem esquina com a Rua Vênus que por sua vez faz esquina com Rua Netuno. A Avenida Mercúrio tem esquina com a Rua Urano. A Rua Urano vai crescer e vai chegar até o Jardim Alvorada atravessando as ruas Rosário do Sul e Recife. Paralela à Rua Urano, para o sul, fica a Rua Plutão já no bairro vizinho de Jardim Alvorada. Entendeu? 
É como se a Rua Plutão tivesse se desgarrado da rota dos planetas mais próximos, imitando a ciência real, e ido parar na órbita do bairro vizinho. A rua Urano faz a ligação entre a "Região Planetária" e a "Região Mundo dos Pássaros" desembocando na Rua Uirapuru. Os bairros que eu chamo de "Mundo dos Pássaros" começam com o Jardim Curitibano IV. As ruas transvesais, nesse bairro, tem nomes como: Rua João de Barro, Rua Faizão, Rua Juriti, Rua Pintassilgo, Alameda Periquito, Avenida Tucanos, Rua Coleirinha, Rua Pelicanos, Alameda Uru e Rua Saracuras. 
As avenidas, no bairro, tendem a correr de leste para o oeste e são, além da Uirapuru: Avenidas Bem-te-vi, Avenida Bonito Lindo, Avenida Beija-Flor, a principal do Portal da Foz.  Creio que dá para ensinar "ornitologia" usando essas ruas temáticas de Foz do Iguaçu. Tem mais ruas de pássaros espalhadas pela cidade. Até amanhã!

Nenhum comentário: