terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Bairros da Região 02 de Foz ou Região da Vila "C": mais pobre ou mais rico da cidade?


Como se vê na foto, basta ligar para o 3575 4933, para reservar um churrasco, que é servido aos domingos neste estabelecimento da Vila C, uma das Vilas de Itaipu. A marca da Vila "C", para mim, são os galpões, até onde se pode crer, prefabricados (?), divididos em quatro e assim projetados para alojar a quatro famílias de trabalhadores na construção da maior hidrelétrica do mundo. Hoje, as casas já não são mais da Itaipu Binacional, o que está acontecendo também com as outras vilas. São propriedade de cada morador e cada morador começa a adaptar as casas às suas necessidades. Como na casa mnostrada na foto, o proprietário puxou uma varanda, cobriu, organizou o espaço e abriu um negócio. Voltarei aqui nos próximos dias para dar continuação a esta postagem. A mercearia-restaurante fica nas proximidades do Refúgio Biológico de Bela Vista.

Bairros da região da Vila C

Jardim veneza, Jardim Almada, Cidade Nova, Vila Rural, Loteamento Bela Vista de Itaipu (I), Loteamento Bela Viosta, Loteamento Budel, Vila Residencial C 7, 7A,7B,7C,7D, Jardim California, Cidade Nova II, Jardim Evangélico, Jardim Florença, Jardim Irma, Jardim Itá, Jardim Itaipu, Jardim Marisa, Jardim Nova California, Jardim Olivia, Parque Linear, Porto Belo, Jardim Princesa Diana, Jardim Rosi Magalhães, Parqe Industrial e Comercial São Paulo, Loteamento São Roque, Vila Sâo sebastião, Loteamento Universitário das Américas I e Uiversitário das Américas II.

A Vila C, bairro construido especialmente para alojar os trabalhadores da Itaipu Binacional, ou melhor da UNICON que construiu a usina, é o bairro que dá o nome à Região 02 de Foz do Iguaçu. A R-02 é formada por 27 bairros. Hoje as vilas C são chamadas de Conjunto C pelo menos é o que aparece nos mostradores ônibus e aparacem ainda como Vila C Nova, Vila C Norte, Vila C Sul.

O perfil sócio econômico da população da região é, segundo Darcilo Webber, basicamente de ex-trabalhadores da cnstrução civil da Itaipu e trabalhadores do comércio informal do Paraguai. De modo geral, a Vila C e junto com ela a R-02 é vista com certo desdém pelo restante dos iguaçuenses. A região tem tido fama de ser violenta e baixa renda e por isso discriminada. Para mim, a maior parte dessa discriminação vem da ignorância intramunicipal. Quem mora lá não vê a região assim. Eu vejo na Região da Vila C, a reprodução do modelo econômico perverso, discriminador, imperialista e colonizador, que utiliza amplamente o truque de desempoderar as populações locais. Eu não estou dizendo isso de graça. O que eu quero é fazer a seguinte reflexão:

Como a Região 02 de Foz do Iguaçu pode ser tão pobre, tão beixa renda, tão discriminada quando, na verdade, a região é mais rica de Foz do Iguaçu. A Itaipu Binacional, pelo lado brasileiro, está na Vila C ou na R-02 de Foz; Furnas e toda a estrutura de transmissão de energia elétrica está na R-02; o Ecomuseu, o Canal da Piracema, a Uniamérica, a Unioeste, o Templo Budista, o Refúgio Biológico Bela Vista, tudo está na Região da Vila C. Colocando isso tudo no papel poder-se-ia chegar ao valor total do que está no bairro? De quantos bilhões estamos falando? E ainda assim contiunaumos falando de bairro pobre. É ou não é o modelo errado?

Agauradem mais informações sobre a Região da Vila C
Pedimos aos moradores, internautas da Vila C e região que enviem in formações, textos, opiniões, vídeos, o que desejarem!

2 comentários:

J. M.S disse...

Parabéns pelo POST.
Sou Morador da Vila C desde meu nascimento. Não troco por bairro nenhum nessa cidade. Em nenhum lugar de Foz do Iguaçu você encontra casas e terrenos tão grandes como o da Vila C pelo preço que encontramos lá.
E a região vai crescer e se valorizar ainda mais... com a construção da UNILA!!! Quem desvalorizava agora vai ver o grande potencial da região!

Unknown disse...

Preciso alugar um imovel com valores entre 500 a 700 reais.