sexta-feira, 20 de março de 2009

Região 08 de Foz do Iguaçu. AKLP / Vila "A". Conheça os bairros da R-08

Essa é uma região muito interessante. A Vila "A" ( já averiguo melhor sobre os números) foi construida para abrigar funcionários da Itaipu Binacional - pessoas de nível mais alto, colarinho azulado da empresa. Na região existe também o que é conhecido simplesmente como Vila "B" também da Itaipu e feita para alojar os funcionários mais elevados, caciques, engenheiros, etc. Essas são as regiões oficiais convidadas a participar da construção da Itaipu Binacional.

Ao redor e especialmente ao norte da Vila, do outro lado da Avenida Silvio Sasdelli e ao longo da atual Avenida Garibaldi, a inciativa privada, loteadores, imobiliárias e outros empreendedores organizaram loteamentos que foram vendidos e os não convidados cercaram a Vila "A". Hoje já há sinais de integração em algumas áreas da região. As avenidas primcipais como a Sasdelli, a Garibaldi, a Gramado, Araucária e outras prometem agitar o coreto ainda mais.

Interessante que essa região inclui uma ilha - a Ilha Acaray que em documentos mais antigos, mas põe antigo nisso, é chamada de "Ilha da Marinha". Sabe por quê? Porque é da Marinha. Não faz muito tempo a Marinha tentou vender a Ilha. Houve oposição ferrenha e o projeto foi engavetado. Ainda bem. Mas atenção, a qualquer hora a idéia pode voltar. Especialmente depois do Ministério do Meio Ambiente Petista ter anunciado que tudo tem que dá lucro (parques nacionais, reservas, a mãe). Assim rezo para que a Marinha do Brasil não embarque nessa. A Ilha fica no meio do rio Paraná. Pertence ao Brasil. O Paraguai está logo à frente. A ilha está na desembocadura do Arroio Jupira que dá nome a uma comunidade desfavorecida "habitacionalmente" e em meios de vida.

Há mais duas coisas interessantes sobre a Ilha da Marinha (Acaray). Primeiro, dizem que há muitas cobras. É tanta cobra que a sobrevivência de primatas superiores (gente) não está assegurada. Eu creio que essa é uma mentira bolada para evitar invasão e como o povo tem medo de cobra (lembra de Eva?) parece que deu certo.

A outra coisa interessante é que a Ilha já foi alvo de pesquisa antropólogica, por equipe séria e todo o material antropológico encontrado foi levado para Curitiba. O material está lá. E nós não temos seuqer noticias do que foi descobreto. O que acharam? Que material? Se Foz do Iguaçu tivesse um museu poderíamos ter moral de exigir que as peças voltassem para a terra de origem. Falo de um museu de Foz do Iguaçu. Quer fosse municipal ou privado além do Ecomuseu de Itaipu. O Ecomuseu tem sua maneira de ver o mundo. Falo de museus e vários. Aproveito para dizer que Foz do Iguaçu poderia ter vários museus: da imigração Árabe (de onde os árabes vieram? Da lua? De bairros, dos Chineses, dos Gaúchos, do Turismo, da Hotelaria, da Administração Pública. De tudo. Mas não temos. Lembremos que São Paulo fez o Museu da Lingua Portuguesa! E há Museu do Futebol! Segue a lista dos bairros da Região 08. Posso estar errado mas de qualquer modo destaco as inicias de alguns bairros que deram inicío a sigla AKLP (Se estiver errado, me corrija, viu?)


Bairros da Região da Vila "A" / AKLP

Vila Residencial "A" (1-3), Conjunto Residencial Aporã,Condomínio Residencial "B", Jardim Barbara, Conjunto Belvedere I, Loteamento Belveldere II,Jardim Curitibano, Jardim Curitibano II, Jardim estrela,Jardim Ipê, Jardim Ipê II, Jardim Ipê III, Jardim Jasmin,Parque Residencial Karla, Jardim Lancaster II, Jardim das Laranjeiras,Jardim Norma, Jardim Paraná,Jardim Petrópolis, Condomínio Horizontal Fechado Porto Seguro, Jardim Santa Rosa, Jardim Lancaster, Ilha Acaray.

Indice das Regiões

Leia os comentários abaixo

2 comentários:

Anônimo disse...

AKLP NÃO É ABREVIAÇÃO DE: APORÃ, KARLA, LARANJEIRAS E PETRÓPOLIS, NA VERDADE O "A" É DE ASSOCIAÇÃO. POIS AKLP SIGNIFICA: ASSOCIAÇÃO DOS JARDINS KARLA,LARANJEIRAS E PETRÓPOLIS. E NA SUA RELAÇÃO DE BAIRROS , FICARAM FALTANDO ALGUNS POOIS O LANCASTER SAO NUM TOTAL DE 5 BAIRROS I,II, III, IV, V. E CURITIBANO QUE SÃO 4 BAIRROS, I, II, III, IV. (FABIO)

Jackson Lima disse...

Obrigado, Fábio! A idéia é essa. Participar, corrigir e finalmente espalhar o conhecimento. Gostei do esclarecimento de que o "A" é de Associação e não de Aporã. Vou consultar a lista sobre os bairros que faltam. O resultado colocarei aqui como prosseguimento. Obrigado mesmo! Jackson Lima