terça-feira, 24 de março de 2009

Região 09 de Foz do Iguaçu. Centro / Vila Iolanda. Conheça os bairros centrais de Foz do Iguaçu

Em julho de 1977 cheguei a Foz do Iguaçu pela primeira vez. Voltava de Assunção onde havia permanecido por mais de um ano. Como contei em meu primeiro livro "Na Terra das Muitas Águas", decidi ficar em Foz do Iguaçu porque muita coisa me chamou a atenção. Uma delas foi a Vila Yolanda. As casas de madeira, bem cuidadas, ruas arborizadas e calmas, nivel de vida invejável. Vindo do Nordeste, onde é normal ver casas pegadas umas às outras, gostei da organização territorial em Foz, onde cada casa gozava de idependencia em seu lote.

A Vila Yolanda foi o meu primeiro contato real com Foz do Iguaçu. O Salão do Reino das Testemunhas de Jeová (sim, sou ex-Testemunha de Jeová) que eu frequentei ficava lá, em uma casinha de madeira. Certa vez escrevi um texto para a Vila Yolanda. Já não me lebro se era poesia, crônica ou reportagem. Destruí o pobrezinho. Já destrui muitos trabalhos meus. Hoje, em vez de destruir, ponho tudo na internet em um de meus 60 e tantos blogs. Adoro a Vila Yolanda.

Essa região de Foz é uma das mais interessantes no que toca à quantidade de bairros cujos nomes são desconhecidos para a maioria das pessoas. Por exemplo, a rua 18 de julho ou, às vezes 18 de junho, está na Vila Itajubá. Com a exceção dos velhos moradores, moradores, a Copel e a Sanepar, para o resto do povo a região é conhecida como Mboici e ponto final. Creio que a descrição desses bairros vai exigir várias postagens. Volte! Estou esperando! Confira a lista dos bairros tal comoo aparece no tarabalho de Darcilo Webber, já mencionado em outras postagens.


Vila Bom Jesus, Vila Itajubá, Jardim Eldorado,Jardim Esmeralda, Jardim Esmeralda II, Jardim Guarapuava, Jardim Guarapuava II, Jardim Iguaçu, Loteamento Parque Mboicy, Vila Matilde, Jardim Naipi, Loteamento Roth, Jardim Social, Jardim social II, Jardim Tarobá, Vila Iolanda (Yolanda), Vila Maracnã, Jardim Los Angeles, Vila Remígio, Centro. Região 09 de Foz do Iguaçu.


Indice das Regiões

Nenhum comentário: