terça-feira, 14 de abril de 2009

Iguaçu não significa somente Água Grande – que mais significa?


Foto de A.Zanella, mostra um "guaçu" na "água" (Guaçu + Y)


Essa não é a primeira vez que escrevo para dizer que a palavra “Iguaçu” é muito mais complexa do que parece. Basta fazer uma pequena pesquisa na internet para ver que centenas de textos vão dizer coisas como: “Iguaçu é uma palavra de origem tupi-guarani que significa água grande. I (Água)+ Guaçu (Grande).

A palavra “Guaçu” além de "grande" também significa “veado”. Não estou aqui questionando as diferentes grafias para tudo que é guarani (guaçu, guassu, guazu, guasu além de I, Y, Ih para "água"). Daí pergunto: como se diz veado grande? Simples! Veado grande se diz (em grafia paraguaia) Guazu guazu! A diferença vai estar no tom de voz ou na entonação que você der às duas palavras. Pode-se também notar que o segundo "guaçu" é diferente do primeiro pela presença de modificadores como etê, iterei que significam muito ou mui. Por exemplo “guaçu guaçu iterei” – o veado é muito grande.

Ainda devo dizer que “iguaçu” (Yguazu, Iguazu,Iguassu, Iguasu, Ihguasu) é muito mais que “água grande”. Significa também rio, lago, mar, represa qualquer coisa que tenha muita água ou água grande. Fácil, não? Mas eu não posso deixar a coisa permanecer tão fácil assim. Se “Y” é água e "Guasú" é grande, como você traduziria o nome da cidade paraguaia "Guazu Y”? Grande Água? Cai fora! Que tal água de veado? Estariam falando, por exemplo, de um pântano? De um pantanal? De uma água ou trajeto na água onde os veados atravessam. Lembre-se que no Brasil nós temos o veado pantaneiro que tem um corpo construído especialmente para "voar" em áreas alagadas. Então, deduzo que um habitat do veado pantaneiro é um verdadeiro "Guaçu Y". Yguaçu, Yguazu, Iguaçu pode significar ainda mais coisas. Mas deixemos isso para outra hora.

4 comentários:

Unknown disse...

sgnifica vida diversidade tudo de bom gosto das mterias de minha cidade natal. continuem essim valeu

Unknown disse...

significa vida diversidade muito legal continuem assim minha linda cidade natal .

Anônimo disse...

moro em foz desde que nasci e amuuh essa cidade

Anônimo disse...

Perfeito. Uma vez vi uma aula de tupi antigo no youtube e dizia que "y"/"i" significa rio. Logo, "água grande" não faz sentido.