quinta-feira, 2 de abril de 2009

Morte da Onça no Parque Nacional do Iguaçu: caçada à bruxas e mudanças



Fotos: (Superior: de verde à direita, Ricardo Soavinski, Diretor de Ecossistema do Instituto Chico Mendes. De camisa branca, à esquerda, Jorge Pegoraro, diretor e segurador-de-peteca do Parque Nacional do Iguaçu com assento em Foz do Iguaçu. No meio, o prefeito e comandante em chefe da FAFI - Força Armada de Foz do Iguaçu (Guarda MUnicipal). Foto de Nei de Souza mostra batedores da FAFI em desfile dando proteção aos blindados da frota!

Sâo 18h36 de hoje. O dia termina. Saiu na imprensa: Após reunião Parque Nacional do Iguaçu reabre ao trânsito de taxis e van de turismo. O site H2Foz lido e retransmitido por todo o Brasil anunciou que ICMBio prorroga por 30 dias a entrada de taxis e vans de turismo durante o dia. À noite o trânsito está fechado. Diz também que o transporte de hóspedes e funcionários do Orient Express Hotel das Cataratas ou seja lá como esteja sendo chamado será feito pelo hotel. A decisão foi tomada após reunião com o Prefeito Paulo MacDonald Ghisi. Ricardo Soavinski voou de Brasília só par esa reunião provocada pela morte da onça. Participantes da reunião me disseram em entrevista (muito sacrificada, diga-se de passagem) que o prefeito falou bonito e de bom tom. Ele teria dito que se o Parque continuasse fechado, ele pessoalmente comandaria o "piquete" e traria a Guarda Municipal que eu, de vez em quando, chamo de a "Força Armada de Foz do Iguaçu" e simplifico para FAFI.

Mas o dia não foi tão calmo não. Vi umas vans de turismo passarem com uma espécie de faixa que dizia: "Atropelaram a onça, mataram o turismo" em seguida dizia: Fora Apolônio! Na parte de trás dos ditos veículos, havia outro letreiro que dizia: Primeiro de Abril do Parque Nacional do Iguaçu.

Quem é Apolônio? Apolônio é um servidor público federal de longa data e que durante bom tempo foi meu amigo. Não amigo de eu ir na casa dele nem ele vir na minha, mas amigo de bom trato. Entrevistei-o muitas vezes e em todas ele me atendeu e ajudou. Nossa amizade mudou depois do tal Plano de Revitalização do Parque Nacional do Iguaçu (que nem é Plano e nem revitalizou o Parque - o Parque não estava morto!). Temos diferenças. E por que ele está recebendo esse negócio de Fora Apolônio? Porque ele teve a má sorte de estar à frente do Parque durante esta crise.

Creio que sob pressão, segundo, o que escuto, ele teria dito: "eu não estou nem aí para Foz do Iguaçu, para o turismo" e teria acrescentado que "meu salário vem de Brasília". Parece que esa afirmação não diplomática não cheirou muito bem para os 320mil narizes ou 640 mil narinas dos habitantes da cidade (onde a maioria é pobre e lascada). É possível que a maioria desses habitantes não gostem da frase ou a elejam como "a favorita". Eu também sou bocudo. Um dia em uma palestra eu pedi que os futuros alunos do curso de biologia após a formatura não se tornassem "biólogos de aluguel". Eu também não sou diplomático. Mas vamos ao que interesa.

Falando de primeiro de abril que é o dia mundial da atrapalhada, eu queria saber: quem marcou para primeiro de abril o início da operação de transporte interno do novo concessionário do Hotel do Parque Nacional? O pobre hotel não tem ônibus ainda. Como iria ou vai transportar os hóspedes que chegarão com destino ao Hotel e que desembarcarão no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu - Cataratas nos voos da meia noite, 1h30, 3h, 4h30 da manhã? Nas costas? Eu creio que sim. Alguém andou se complicando e bem complicado. Ouvi dizer que a liderança do ICMBio no Parque iria conversar com o hotel agora. Parece que alguma carroça assumiu o lugar do Equus asinus (jumento).

Finalmente o agitado 2 de abril de Foz do Iguaçu incluiu um protesto de ambientalistas ligados a Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (ADERE) contrários à abertura do trânsito à veículos de turismo e deveria ter havido ou houve, outra demonstração de pessoas pelo motivo oposto. Eu só não sei se era o mesmo pessoal da faixa. Bem esse é o relatório do dia. Fique ligado se for necessário, voltaremos com novo relatório.

Nenhum comentário: