domingo, 3 de maio de 2009

Evento importante para a Tri-Fron: arquitetos juntam quadrados em Foz. Entenda por quê


Que bonita esta concepção artística do Complexo Turístico da Itaipu. Tirei do site do IAB, que tirou do H2Foz. A arte será da Itaipu? Legenda da foto: 1. Centro de Recepção de Visitantes 2. Mirante Central 3. Bosque do Trabalhador 4. Barragem 5. Mirante da Margem Direita 6. Canal da Piracema 7. Ecomuseu 8. Refúgio Biológico Bela Vista 9. Parque Tecnológico Itaipu.



É um evento que vai acontecer em duas etapas. A primeira etapa, agora nos dias 4 e 5 deste mês. Em outras palavras, começa amanhã no PTI - Parque Tecnológico de Itaipu. A segunda etapa será em agosto. Para nós, fronteiriços, a primeira etapa é muito importante pois ela será no estilo seminário regional. Já a seguda etapa acontecerá entre 2 e 5 de agosto e será uma conferência internacional. O nome do evento é III Conferência Internacional de Desenvolvimento Urbano em Cidades de Fronteira - Integração e Sustentabilidade. É organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB),Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos e Union International des Architectes.

Essa idéia de desenvolvimento e planajemanto urbano integrado de fronteiras é sábia e ao mesmo tempo arredia, escorrediça. Quem vive em Foz do Iguaçu não tem a menor idéia do que os planejadores estão fazendo em Puerto Iguazú, Ciudad del Este ou Presidente Franco ou vice versa.

Recomendo ver esta postagem que fiz sobre a Dança do Quadrado na Fronteira onde cada um faz o que quer dentro do seu quadrado. Assim é boa noticia saber que arquitetos de diferentes quadrados fronteiriços pretendem bailar em um quadrado só aqui na Tri-Fron, ou, pelo menos, juntar todos os qudrados e fazer um quadrado maior, melhor e bom para todos. Abaixo o quadrado reservado! Mais informações sobre o evento aqui.

Nenhum comentário: