sexta-feira, 26 de junho de 2009

Audiência Pública sobre o Desenvolvimento do Turismo

A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu anuncia para terça-feira, dia 30, uma Audiência Pública para discutir o desenvolvimento turístico de Foz do Iguaçu. Segundo comunicado da Casa de Leis a audiência começa às 9h30 e acontece no Plenário da Câmara Municipal. A Assessoria da Câmara lembra que as sessões são transmitidas pelos canais 20 (TVA) e 96 (NET) entre 24h e 12h. Mais informações no site da Câmara Municipal de Vereadores.

Eu falando:

Não sei detalhes da Audiência Pública sobre o Desenvolvimento Turistico de Foz do Iguaçu. Para dizer melhor eu não sei o que significa "desenvolvimento turístico de Foz do Iguaçu" ou de qualquer outro lugar. No recente Festival de Turismo que ocoreu em Fopz, o Professor Castrogiovani da Universidade Federal de Santa Maria (RS) disse que o "o turismo é uma atividade complexa" e lembrando Edgar Morin, um pensador francês, ele disse que "o complexo é complexo por que não pode ser simplificado".

Gostaria que os participantes da Audiência Pública lembrassem disso. Lembrasse também que não pode haver "desenvolvimento turistico" sem que haja um desenvolvimeto da cidade em todas as áreas. É ótimao incluir no pacote do que se tem que lembrar que o turismo é um universo. Os agentes de viagem, os hoteleiros, são só os atores mais visíveis do complexo universo do turismo de Foz do Iguaçu e de qualquer outro lugar. O turismo tem que incluir os moradores da cidade, a cidade, os bairros, cada cidadão e trazer benefícios a todos.

Se começarmos por aí, poderemos descobrir que Foz do Iguaçu tem muita lição de casa a fazer na área do turismo. Numa cidade turística tudo é de interesse do turista porque é do interesse do cidadão. Cada didadão é uma atração. É isso que faz a diferença, dá o sabor local ao destino em um mundo onde até a gripe é rapidamente globalizada.

Nenhum comentário: