domingo, 21 de junho de 2009

A BOCA de Foz, bocudos e boca-personalidades


Foz do Iguaçu, como todas as cidades,tem muitas instituições. Federais, estaduais, municipais, públicas, privadas e até multidimensionais. Mas hoje quero chamar a atenção para A BOCA , instituição séria fundada por Irineu Basso que tem um veículo oficial que divulga coisas da BOCA e mantem um site.

É na Boca, na Avenida Brasil, onde se espalha boatos, onde se testa temperatura, se vê como anda a umidade política, onde se ri, se vê, se é visto. É uma verdadeira entidade. O local é também interessante. Se você é de Foz mas não é iniciado você nem vê a BOCA. Se você é turista, pior. É preciso abrir os olhos e os ouvidos. A BOCA está lá mas não está. O barulho do Ti-ti-ti boqueano é silencioso e animado.

Entre a loja O Doidão e a Mundial 1.99 há uma ligação, uma mini-rua, alameda? entre a Avenida Brasil e a Almirante Barroso. Vai sair ao lado do Edifício Pedro Basso. Passando pelo estacionamento também Basso. Conversei com Irineu Basso, uma tarde, sobre esportes em Foz. Era para fazer uma reportagem histórica do futebol amador local para a Revista 100 Fronteiras. Deixei para mais tarde, porque esporte amador em Foz especialmente entre ABC Sport Club fundado em 1915 e o Flamengo Esporte Clube de Foz (fundado pelos Basso) é mais liso do que política de bastidores. Os dois times não se bicam. Ser de um ou de outro parece ser uma decisão cármica, se herda, é como coroa de rei. O nome oficial da Boca é "Confraria". Tem diploma, tem editora - sim! a Boca tem produção literária.

Há uma série chamada livros do interesse dos bocudos. Confira A BOCA é um meio 'midilógico', é um meio de comunicação. E quando se fala de editora do material da BOCA, vem à mente a Editora Tezza - um patrimônio de Foz.

Sobre a Tezza Editores

A Editora Tezza resiste bravamente desde 1973. O carro chefe dela é a revista Painel que está em seu ano 36 e no número 230 e lá vai fumaça. O timoneiro é José Vicente Tezza. No site da Revista Painel que é o mesmo da editora está registrado - numa espécie de Oscar da Imprensa quem tem sido quem na imprensa local desde 1918 - confira a Lista dos Fudadores da Imprensa

É isso, uma cidade se faz com gente. O asfalto, os prédios, as obras não passam de um importante detalhe.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nіce blog here! Also yοur ωebsitе loadѕ
up faѕt! What ωeb host are you using?
Cаn I gеt your affilіate link to уour
host? I wish my sіte loaded up as fast as youгs lol

Feel free to visit my page; v2 cigs review