sábado, 20 de junho de 2009

Fórum do Turismo do Festival das Cataratas entregou prêmios

Eu posso não ser sadio. Mas adoro uma boa sessão de palestras científicas bem acadêmicas. E ontem à noite, assisti ao encerramento do 3º Forum Internacional de Turismo do Iguassu e me encantei com os palestrantes e expositores. No dia anterior, conversei com a pofessora Susana Gastal, tenho um material com ela e logo divulgarei. Me encantei com a palestra do professor Castrogiovani os dois do Rio Grande do Sul. Agorinha, vou dar uma noticia pela metade. O Forum deu prêmios finaceiramente interessantes.

Na categoria Trabalho no Nível de Pós-Graduação, André Martins de Almeida, ganhou o primeiro lugar e levou para casa um cheque de R$ 3 mil. O segundo lugar com premiação em dinheiro recebeu R$ 2 mil e foi para um dupla de estudantes de graduação ou recentemente graduados. O nome dos dois vencedores só peguei pela metade: Gilmar Gomes e Juliane Magali. De onde são os vencedores? Os títulos oficiais do trabalho, fico devendo. Vários outros estudos ganharam o direito de publicação acadêmica. Um deles me chamou a atenção e gostaria muito de saber mais sobre ele. Foi um trabalho sobre agências de viagem no nível de graduação de Ciudad del Este.

Mais palestras

Assisti a palestra da Professora Doutora Alicia Ledesma da Universidad Nacional de Rosário, Argentina sobre ética e responsabilidade social. Muito boa. Ótimo nível. Gostei também da apresentação de Júlio Gonchorosky, coordenador de Uso e Negócios do ICMBio e ex-chefe do Parque Nacional do Iguaçu que apresentou sua visão ou seja a visão oficial atual do problema dos parqes nacionais. Ele parecia geuinamente triste com a situação dos parques nacionais no Brasil especialmente, o por que dos brasileiros não estarem nem aí com parque nacional. Por que não os visitam? O ICMBio credita tudo isso à falta de estrutura. Por isso o remédio é tocar pra frente e implementar investimentos nas área de concessão via empresariado, via licitação, concessão. A lista já consta com 10 parques. Esse foi o teor da palestra.

Aplausos!

Eu acho que os organizadores do Festival de Turismo das Cataratas são dignos de louvor da comunidade. Um aplauso para o professor Mauro Ferreira Cury e organização acadêmica com sua equipe. E para todos os envolvidos na tarefa. Este festival tem tudo para chegar a 30ª edição!

Adenda / P.S.: Complementação

Já tive um retorno importante. Os autores do trabalho sobre as agências de viagem de Ciudad del Este são Marcelo Ayala Silvera e Laura Patricia Gimenez. O tabalho se chama: El Proceso de Posicionamiento Estrategico de Marketing en el Sector de Agencias de Viajes de Ciudad del Este. (Ver comentário abaixo). Dom,21,06

2 comentários:

Anônimo disse...

Estimado, me llamo Marcelo Ayala Silvera y junto con Laura Patricia Gimenez somos los autores del trabajo denominado: El Proceso de Posicionamiento Estrategico de Marketing en el Sector de Agencias de Viajes de Ciudad del Este, mi email es marc_asil@hotmail.com

Agradezco su interes en nuestro trabajo de investigación ::::

Unknown disse...

Jackson Lima, foi uma satisfação vê-lo na platéia, sei que és um amante de Foz do Iguaçu assim como eu.
Esta cidade nos abriu oportunidades e pessoas que nos rodeiam.
Obrigado pelas considerações sobre o Fórum.
Receba meu abraço.
Mauro