domingo, 14 de junho de 2009

A menor BR do Brasil: Estrada das Cataratas



Km 32 da BR 469. Faltam mais dois para terminar. A foto foi tirada em frente ao mirante principal das Cataratas. 'Bairronauta'

A menor BR do Brasil tem 34 quilômetros e, apesar de ser BR não sai de Foz do Iguaçu. É a BR que liga a Ponte Internacnal Tancedo Neves ou Ponte da Fraternidade entre Brasil e Argentina. A mini BR liga a Ponte da Fraternidade ao Porto Canoas nas Cataratas do Iguaçu. Ao longo de seus poucos quilômetros tudo tem certo charme. Está a zona aduaneiro-migratória-sanitária; está o Trevo que leva à Argentina ou às Cataratas do Iguaçu; o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu - Cataratas, estão os hotéis, alguns estabelecimentos de grande porte, alguns bairros da cidade estão às suas margens. É uma BR especial. Se não é um jardim à altura da magnitude do potencial da cidade não é culpa da BR. Em fim, toda a cidade de Foz do Iguaçu e suas irmãs das Três Fronteiras têm potencial muito grande para ser o que quiser. Mas, como sabemos, todos têm o direito de cochilar no ponto, de dormir e até de perder o bonde. Mas nunca é tarde. Ainda há tempo de tansfomar e não me refiro à duplicação. Me refiro embalezamento e aproveitamento paisagístico e cultural. Entre outras. Gostei da placa. Solitária que parece dizer: Você está em uma BR no Paraná.

4 comentários:

Roni SkyDiver disse...

E a tão esperada duplicação qdo vai sar meu amigo Jackson? Foz do Iguaçu merece mais atenção, a copa do mundo bate a nossa porta.

Unknown disse...

Oi!!!
Na verdade a - BR do Brasil fica na Bahia, precisamente no distrito de São Roque do Paraguaçu (Maragogipe). BR 420 q liga São Roque a BA 001 sentido Nazaré das Farinhas.

Anônimo disse...

Essa não é a menor BR do Brasil !!!

Benhur Antonio Bacega disse...

É bom incluir na discussão a BR 600 que nada mais é do que a Avenida Tancredo Neves, compreendendo o trecho que vai BR 277 (viaduto), até a portaria da Itaipu Bincional