domingo, 12 de julho de 2009

Encontro Poliglota II foi no Subway – Centro, Foz do Iguaçu


Como mostra o título da postagem quero falar de duas coisas. O encontro poliglota e o Subway. A noticia é: desta vez fui ao Encontro Poliglota, relizado ontem, dia 11 aqui em Foz do Iguaçu. A idéia do encontro é do casal Otto e Alba, ambos da Habla Tradutores – uma empresa sediada no Centro Empresarial Discernimentum na antiga Cabeça de Boi Campestre.

Na primeira edição não fui. Estava chovendo. Na segunda quase não vou. Estava frio. E eu praticamente moro no exterior, no bairro Três Bandeiras. Se eu perder o ônibus que sai agora às 11 horas, só amanhã de manhã. Quando cheguei ao Subway, quase não entro. Sou tímido. Onde eu estou me metendo? Direito tenho. Sou poliglota! Mas, o local estava razoavelmente cheio. Depois encheu. Eu não gosto de desfilar. Na entrada, recebi um crachá. Que idiomas coloco? Inglês e espanhol. Basta! Ambiente, interessante! Pessoas conversando em um idioma que não é o dele. Pessoas juntas. Muito importante. O lema do encontro que também é um blog, é poliglotismo, fraternismo e universalismo. Isso é muito mais importante do que parece.

Tem alguma coisa no falar em idiomas diferentes. Me parece que não é a mesma coisa. Quando era mais moço eu dizia que cada língua tem uma alma. Hoje esqueci porque dizia isso. De uma língua para outra se trabalha com conceitos que não existe na outra. A ordem da organização de idéias é diferente. Em umas, o verbo vai no final. Em outras, o verbo vai no meio. Tipo: “eu como carne” e “eu carne como”. Em algumas não precisa dizer eu. Basta dizer “carne come”. E isso não quer dizer atraso cultural. O russo é uma lingua de alta ciência e não tem o verbo ser. “Eu sou brasileiro” fica “eu brasileiro”.

Em compensação o russo tem feminino do tempo passado. “Eu era feliz e não sabia” tem maneira masculina e feminina de dizer. É como se o homem dissesse: “eu ero felizo e não sabiavo” e a mulher dissesse “eu era feliza e não sabiava”, isso é um exemplo exagerado para que sua mente forme a imagem do tamanho do pepino que significa “dominar” o russo. O russo me domina há mais de 30 anos.

Mas o feminino do russo não é o aspecto mais difícil do idioma. Tem muito mais. No linguajar popular a gente tem a idéia de uma coisa chamada de trás pra frente e de frente pra trás. Entender, ser parte de tudo isso e não sair denigrindo a imagem do outro, já é um grande passo no caminho da tolerância, da fraternidade e do universalismo. O monolinguismo é, para mim, parte da monocultura e monocultura não é boa para a natureza – pode ser monocultura da soja, do trigo, da religião ou de vias econômicas ou de pontos de vista políticos, culturais ou lingüísticos. Assim, adorei ir ao Encontro Poliglota. Boa semente! E o Subway?

Eu já tinha visto a logo. Tinha visto a loja. Mas não conhecia a proposta. Não sabia que o Subway-Foz é parte de uma rede de 31.105 restaurantes em 90 países. Os sanduiches Subway usam pão baguete de 15 centímetros ou 30 e tem proposta saudável, sem fritura, pão sem lactose, o cliente pode fazer o sanduíche do jeito que quer segundo um catálogo. "Aqui não se firta nada", disse o proprietário da franquia em Foz. Ele também participou do encontro poliglota, treinou inglês e francês, escutou espanhol e já andou engatando um curso de árabe além de patrocinar um chá quente para toda a galera do ajuntamento polilíngue. Sobre a cadeia Subway, ele destacou o aspecto saudável dos sanduches Subway criados em 1966 ou 69 nos EUA. Os funcionários foram gentis e abertos e receberam a invasão com um sorriso. Comida internacional ou seja é Foz do Iguaçu na rota dos sabores internacionais. Confira!

Onde fica o Subway?
Há dois em Foz: um no Cataratas JL Shopping; o outro na Rua J. Schimmelpfeng, 230. Há também delivery quer dizer "entrega" em casa. O número de entrega da Loja Centro centro é 3025 7717. Propaganda gratuita cortesia do Google / Blogger e da blogoesfera!

Nenhum comentário: