terça-feira, 25 de agosto de 2009

É isso mesmo: O UNICO está Chegando: Sistema de Bilhetagem Eletrônica


Foto 'bairronauta' abordo do ônibus TTU - Parque Nacional do Iguaçu (repito a foto)

No dia 7 de agosto publiquei uma nota chamada: O UNICO está chegando: cartão pré-pago eletrôico de passagem de ônibus! Agora volto ao assunto com um pouco mais de clareza. O "ÚNICO" nome fantasia do SBE (Sistema de Bilhetagem Eletrônica) vai entrar em vigor logo, logo e os iguaçuenses vão ter que começar ajeitar a cabeça para entender como tudo vai funcionar. Recebi de internauta (saudações, colega) por e-mail, a cópia do Diário Oficial do Município onde registra-se a aprovação do decreto 19.004 que regulamenta o UNICO. Por sua vez, este decreto se baseia na Lei 3.523 de 17 de abril deste ano.

Como a coisa é complexa e como estou meio complicado de tempo só lhe digo o seguinte: foram criados por esse decreto o que se chama de Órgão Regulador do Sistema (que é a própria Prefeitura, "Orgão Gestor" que é o FOZTRANS deverá ser criado ainda uma entidade sem fim lucrativo que será a Operadora do SBE. Isso ainda quero entender pois esse entidade deverá ser "cível" ou "sindical". Quem está na lista?

Foi criado ainda uma coisa chamada UT ou seja Unidade Tarifária que vale um centavo de real. Assim, o preço total da passagem equivalerá a uma quantidade de UTs e é aí onde está a alma do sistema. Vai haver seis espécies de cartões. Chama a ataneção o do "turista" que, segundo entendi e posso estar errado, poderá ser mais caro, devido ao fato de que muitos turistas simplesmente levarão o ÚNICO como lembrança. O ùnico do turista poderá ser vendido em hotéis, restaurantes e lugares com afinidades com o turista.

Um golpe para a economia popular e isso digo por dizer - sem julgamento - o vale transporte vai sumir como moeda auxiliar de tempos de crise. Como vai funcionar o Vale Transporte na era do cartão? Outra coisa que necessita cálculos matemáticos complexos é o do valor integrado da passagem. Hoje o transporte integrado se dá fisicamente no TTU quando quem vai do Porto Meira para a Aparecidinha vai de ônibus até o TTU e lá desce do ônibus do Porto Meira e pega o ônibus da Aparecidinha. Paga-se, neste caso, uma passagem. Na era eletrônica entram em cena a UT, tarifas completas, tarifas diferentes tudo a ser entendido. Eu volto, vou estudar o Decreto e procurar quem possa me esclarecer as idéias. Se voce quiser pesquisar junto, compartilho o calhamaço eletrônico que me foi enviado

2 comentários:

Unknown disse...

olha caro amigo do blog foz,eu sou estudante ADM,e estamos fazendo uma pesquisa de campo sobre o unico,pq.foi criado,pq.foi colocado hora especifica de utilização do unico p/os estudante.se vc. poder nos ajuda nesta pesquisa,entra em contado comigo yven_l.c.t@hotmail.com.

AILTON disse...

VEJAM Q INTERESSANTE A SALA DO CONS MUNICIPAL DE SAUDE AS MOSCAS DIGO SEM FUNCIONARIOS SE QUISERMOS O E SO LIGAR ESPERAR QUE O FAX TALVEZ RECEBA SUA MENSSAGEM POR ESCRITO!!!!!!!!!!!!!! ISSO~´E O CUMULO DO ABSURDO...


AILTON