segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Inauguração da Passarela do Salto Floriano: deixei passar em branco



Que cabeça! Não me liguei e deixei passar em branco a inauguração da Passarela do Salto Floriano nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná. Na data que aparece na placa de bronze (já darei o crédito da foto), quem mora em Foz do Iguaçu se livrou de um grande incômodo. Conte cinco anos, de ré, a partir da data que aparece aí. É o tempo, mais ou menos, que a passarela do Floriano ficou fechada. Foi por causa de uma super enchente. A palavra que mais se ouvia em relação a isso era "vergoha" especialmente na frase "que vergonha! Durante cinco anos a passarela ficou fechada e não apareciam projeto para a reconstrução. Mas finalmente apaeceram o dinheiro e os projetos e a passarela foi feita.

Me lembro de uma nota que fiz colocando os pingos nos i's: A Itaipu doou o Projeto, o Ibama deu a liberação, a Prefeitra de Foz aprovou a obra e a Varig / Rede Tropical de hotéis pagaram a obra.


Mas o que eu quero contar não é isso ainda. Assim aguarde um pouco.Vou ter que consultar os arquivos!Se a placa é do dia 15, a matéria deveria ter saído no dia 16. Não saiu. Me lembro vagamente de que a data da inauguração foi adiada várias vezes.

Atualizando!

Fui aos arquivos e não encontrei nada. Me lembro vagamente de que a data da inauguração foi adiada várias vezes. Eu cobri a reinauguração. O que eu queria contar está ligado com o momento da reinauguração. Havia um turista argentino que seria a primeira pessoa civil, não-autoridade, não-trabalhador da obra, não-bombeiro, não-engenheiro a entrar na Passarela do Salto Floriano Peixoto depois de cinco anos. É uma boa história. Mas não consigo. Estou procurando o nome desse argentino. Ator de Buenos Aires. Mas tenho que acahar o arquivo. Será que a inauguração ocorreu um mês depois? Antes? Estou perdido e a única saída é procurar. Para amentar a confusão, foi ao redor desta cidade que Foz do Iguaçu e Região Internacional venceu um super desafio. Foi a realização do Congresso e Exposição da Associação Brasileira de Agentes de Viagem - ABAV. Foi aberta ao redor desa data pelo Governador Roberto Requião e o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Henrique Cardoso.

Um ano antes, 1992, ano da Conferência Internacional da ONU sobre o Meio Ambiente, a Rio-92, Foz do Iguaçu bateu o recorde em recepção de visitantes oficiais estrangeiros. A princesa de Gales Diana Spencer, chanceleres, ministros, presidentes. Boa idéia! Proponho-me, uma pauta já como 'baironauta,' ao Bosque das Autoridades na Itaipu Binacional. Cada visitante ilustre plantou uma árvore. Já devem estar enormes. Contudo, devo focar na busca e 'achamento' da matéria-evidência da inauguração. Em que data saiu mesmo? Onde?

Nenhum comentário: