terça-feira, 27 de outubro de 2009

Está ficando bonita: amanhã vou lá



Decidido, amanhã continuo esta postagem. Vou à Casa Ofício. Há tempo devo uma visita.

Um dia depois...

Fui conhecer a Casa Ofício. Um lugar criado para atender a jovens a parir dos 14 anos que sejam portadores de deficiência mental leve ou deficiências múltiplas. Lá se passa conhecimenos que integram os alunos na sociedade. Como? Dando a eles instrução profissonalizante. Me lembro daquela época em que os neoliberais avisaram: "acabou o emprego" o se tem que trabalhar agora é a "empregabilidade". Com as habilidades adquiridas na Casa Ofício, os alunos alunos tem assegurada "condições mínimas de acesso a trabalho remunerado", como diz um folheto que peguei lá.

A Casa Ofício tem um dos blogs iguaçuenses mais acessados de Foz do Iguaçu - na área não-política. São mais de mil acessos por dia. A maior parte de professores de todo o país e do mundo. Confira! Lá há receitas, informações e dicas sobre artesanato, arte e coisas ligadas a esse universo. Há atividades na área de panificação, tapetes, bordado, crchê, almofadas, biscuit, reciclagem, sabonetes e marcenaria.

A equipe é dedicada e unida. Trabalha-se muito. O local foi cedido pela Prefeitura Municipal. Existe uma entidade mantenedora, a Associação Viva Bia. Os alns recebem meranda escolar fornecida pelo Governo. Não há nenhuma verba oficial que ajude a manter a entidade. Como a Casa Ofício serve almoço, a direção tem que trabalhar para garantir esse almoço que não é custeado por nenhuma entidade ou organização. Aí entram as festas, jantares, almoços e outras atividades que ajudem a levantar fundo. Há também contribuições da Ceasa, empresas e mercados. Assim, quem receber um convite para uma atividade da Casa Ofício, não deixe de ir ajudar! Ainda voltarei! Notou que não menciono nenhum nome? É porque não deu tempo. Quano voltar a falar ao assunto vou destacar a ação da Casa Ofício para arranjar empregos para a meninada. Já sei que há gente da Casa Ofício trabalhando no Hipermercado Muffato e que pelo menos quatro vão trabalhar no Walmart Maxxi. Mas há gente em outros locais. Ba pauta aí para os colegas da imprensa!
A foto foi tirada do blog da Casa Ofício - registro da visita!

Um comentário:

Casa Oficio disse...

E veio mesmooooo...adoramos conhecê-lo Jackson, volte sempre!!!