terça-feira, 13 de outubro de 2009

Uma data é so uma data. Certo? Parece que não!


Foto Abuela (vovó) Clemencia Jachuka Yvapoty com a bandeira Mbyá!

No dia 12 de outubro foi feriado do Morumbi I, bairro de Foz do Iguaçu até Mome, no Alasca. Só que o dia é fragmentado. Dia da Criança no Brasil secular e comercial. Dia de Nossa Senhora Aparecida no Brasil católico. Día de la Raza (Dia da Raça) na América Latina de fala espanhola ou castelhana. E Columbus Day nos Estados Unidos - dia em que se celebra entre outras coisas a "hispanidad".

Celebrando Nossa Senhora ou celebrando as crianças, o Brasil fica por fora de uma encrenca muito séria. O que realmente se celebra nesse dia? Foi no dia 12 de outibro de 1492 que Colombo chegou na Ilha de Hispaniola com suas caravelas. Essa chegada ganhou o nome de "descobrimento das Américas". Foi o último dia de paz para milhares de etnias nativas das Américas. Foi o primeiro dia de desgraças e tristezas. O mundo nunca mais foi o mesmo.

A chuva não deixou haver uma anti-celebração no dia 12 em Puerto Iguazu. Mas a celebração vai acontecer na sexta-feira. Onde? Na aldeia Mbyá Guarani de Yryapu. Os mbyas sugerem que indígenas e amigos celebrem o dia 11 de outubro como a " véspera" de tudo que deu errado. Na ocasião será hasteada pela primeira vez a bandeira tri-color mbya guarani que eu coloco aqui no blog. Eis uma data complicada!

Nenhum comentário: