sábado, 7 de novembro de 2009

Balança-Mas-Não-Cai Hotel

Clique para aumentar a foto. Quem será a figura feminina na janela do andar superior?

Este edifício se chamava Balança Mas Não Cai e ficava na Avenida Brasil, a principal via de Foz do Iguaçu. Esta é uma foto antiga que está disponibilizada em sites como o da Prefeitura, Câmara Municipal e em publicações da Editora Tezza do escritor, impressor e lutador Vicente Tezza. Eu tenho entendido, e posso estar muito errado, que aqui funcionou o Hotel Brasil de Frederico Engel. Estou certo? Não? Errado!? Ajude a esclarecer esta dúvida. Basta enviar um e-mail para mim: limajac@gmail.com ou comentar abaixo. Caso comente coloque seu nome e maneira de retorno (email, telefone).

É este o prédio que estava no local onde hoje é o HSBC, ex-Bamerindus? Se for, este local deveria ser sinalizado. Deveria haver uma plaquinha constando que ali foi um hotel. Santos Dumont se hospedou aqui em 1916? OU o hotel Brasil de 1916 era outro?A plaquinha deveria conter isso também. Todos têm o direito de saber por onde está passando, o que acoteceu ali, quem morou, o que era antes. E em toda cidade que se preza, as plaquinhas indicativas, nos avisam o que aconteceu. Seria uma maneira de respeitar a toda pessoa que viveu e trabalhou em Foz do Iguaçu.

Como disse Waldo Vieira, o propositor da Conscienciologia, em uma entrevista que ele me concedeu para a Revista 100 Fronteiras: "Foz do Iguaçu precisa de monumentos". Waldo me dizia que o novo bairro Cognópolis terá um "Portal Munumental de Entrada". Assino em baixo! Além de monumentos, precisamos de plaquinhas indicativas que dêem reconhecimento aos outros. Caso contrário continuaremos a ser uma cidade alienada onde só existe o presente e - às vezes - nem isso!

3 comentários:

patricialibrenz@gmail.com disse...

Você teria essa entrevista com o Waldo aqui no Blog? Gostaria de ver.

Lílian Alcântara disse...

o predio também foi o primeiro cinema da cidade? Ou o cine Balança Mas Não Cai era em outro local? Há confirmações do prédio ser este mesmo?

Lílian Alcântara disse...

o cine balança mas não cai também funcionou neste prédio, certo?