quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Leodato Fernandes: Blog de Foz procura parentes. Vamos fazer uma reunião de Família!


Leodato Fernandes

Há algum tempo o Blog de Foz fez uma pequena publicação e homenagem a Leodato Fernandes, topógrafo do DNER responsável pelo levantamento e trabalhos topográficos para a construção da Ponte Internacional da Amizade. Leodato foi o braço direito do engenheiro paulista José Rodrigues Leite de Almeida que assinou o Projeto da Ponte da Amizade. No ano passado escrevi um artigo sobre Leodato Fernandes e a Ponte da Amizade na Revista 100 Fronteiras para comemorar a Ponte e sua inauguração. Leodato Fernandes foi uma figura altamente conhecida e ainda hoje lembrada na cidade. Esses dias eu estive conversando com Irineu Basso, fundador da Boca Maldita ali na Avenida Brasil e ele junto com outros colegas riam lembrando das coisas que o Leodato aprontava. Eu conheci uma filha de Seu Leodato. E não fui sou eu. Ela se chamava Leontilda e foi uma mãe para um monte de jornalistas da Gazeta do Iguaçu na época dura quando a limusine do jornal era um fusca verde prateado. Foi ela quem me cedeu a foto acima. Ela já faleceu, pelo que fiquei sabendo.

Esta postagem aqui tem um propósito: ajudar a encontrar parentes e descendentes de Leodato Fernandes. Estou procurando a Sra. Miriam Fernandes filha de Leodato Fernandes que mora em Porto Alegre. Ela fez um comentário em uma das postagens nesse blog mas não deixou um endereço de correio eletrônico para retorno. Entre em contato comigo Dona Miriam. Coloco meu e-mail em baixo. Estou tentando colocar Miriam Fernades em contato com Gilberto Fernandes, Mari Fernandes e outros Fernades que vivem em Rio Branco, Acre.

Assim, procuro também netos de Leodato que conheci em Foz do Iguaçu. Entre eles o Caco e a Andréia. A Andréia também está em Porto Alegre. O Caco está em Foz. Não faz muito tempo vi a esposa dele com um bisneto de Leodato num supermercado. Ajudem! É com esses pequenos contatos que podemos ajudar a montar a historia de Foz do Iguaçu. Leodato é nome de Rua em Foz do Iguaçu. A sede da Rede Massa (SBT no Paraná) fica na Rua Leodato Fernandes. Inclusive o nome que aparece na placa está errado. Lá está escrito Leodório ou Leotário ou algo assim. A Câmara de Vereadores já aprovou uma retificação do nome. Será que já retificaram? Esses dias estive na Rua e perguntei a um senhor que mora nela sobre quem foi Leodato Fernandes? Ele disse que não sabia mas que de qualquer maneira estava propondo a mudança do nome e colocar o nome de uma pessoa conhecida que ele sugeriu. Ele disse que estava conversando com a Câmara de Vereadores. Eu disse a ele que seria bom pesquisar. Tudo tem um motivo. Disse também que Foz tem história e que a cidade não nasceu de chocadeira. Não podemos deixar isso acontecer. Foz do Iguaçu tem historia e foi feita por leodatos, leites de almeidas e outros que construiram a cidade.

Quem deixar comentários sobre o assunto por favor deixe um e-mail para contato e de preferência mande cópia para limajac@gmail.com

6 comentários:

Unknown disse...

Estou muito feliz com tamanha consideração da parte de vocês, em homenagem ao meu saudoso pai, Leodato Fernandes. Já tentei diversas vezes localizar minha irmã Mirian. Estive em Porto Alegre no inicio do ano de 2007.Procuramos por tudo. A última vez que estive com ela foi em 1986. Me parece, não tenho certeza que, ela trabalhava em algum Orgão do Ministério da Fazenda, era fiscal, delegada, não tenho certeza. Talvez já tenha até se aposentado.
Mas ficaria muito contente de encontra-la. Me ajudem, por favor.
Aqui vai o meu e-mail: gil-inter@hotmail.com/ e o meu celular para contato(68)9987-2943. Vou ficar aguardando alguma novidade, assim que possível.
Meus agradecimentos: Gilberto Fernandes.

drnedel disse...

cuidado ao não considerar as nomenclaturas pregressas, ou você haja que tamanduazinho era apenas um tamanduá pequeno.
o oportunismo é flagrante bem como a hipocresia proselitista. quem são e o que pensam?
desconhecimento da história da cidade e de suas ruas e seus bairros é notória, refundar e revisitar topografias é um estelionato historiográfico.

Mariana Fernandes disse...

Linda homenagem para meu grande avô ❤️❤️❤️ meu pai comentou ali em cima vejo o quanto ele ficou feliz, esse ano vai fazer 4 anos da sua partida imensa saudade!

andrea disse...

Olá sou Andrea Cristina Fernandes neta de Leodato Fernandes e filha de Gilberto Fernandes.

Jackson Lima disse...

Meus sentimentos Mariana. Um abraço para você e família nesses tempos difíceis.

Jackson Lima disse...

Olá Andrea, obrigado pelo contato. Desejo o melhor para você e familia. Se cuidem e se protejam. Um abraço