sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dia de San Blás em CDE: como dizer San Blás em 11 idiomas?



No dia 3 de fevereiro Ciudad del Este comemorará mais um aniversário. Será feriado total. Na data, se celebra o dia de San Blás, que é o padroeiro do Paraguai e padroeiro de Ciudad del Este. Ciudad del Este foi "inaugurada" nessa data em 1957.
San Blás está associado a muitas festas folclóricas paraguaias com suas músicas e personagens. A "galopera" é uma delas. Como homenagem minha a San Blás, ao Paraguai, à Ciudad del Este e para ajudar a situar o brasileiro no contexto linguístico do universo San Blás, coloco abaixo como se diz San Blás em 11 idiomas. Parabéns CDE! Os detalhes da festa você verá em toda parte. Se der, irei lá para compartilhar o que ver. Agora vou ficar na parte linguistica da festa. Só acrescento que San Blás é muito popular por todo mundo.

San Blás (Espanhol)
São Bras (Português)
Sanctus Blasius (Latim)
San Biagio (Italiano)
Saint Blaise (Inglês)
Sveti Vlaho (Croata)
Sant Blai (Catalão)
Sankt Blasius (Alemão)
Սուրբ Բարսեղ (Sourb Barsegh - armênio)
Άγιος Βλάσιος (Ayíos Vlásios - grego)
ブラシウス(キリスト教の聖人)* (Buráshiusu - japonês)

* En japonês só aparece "Blás" (Burashiusu) o que está entre parêntese diz "Santo Cristão". Vergonhosamente eu não sei dizer São isso ou aquilo em japonês. Tenho a impressão que pode ser ブラシウス聖人 (Burashiusu Seijin, mas também poderia ser Burashiusu Seinin).


Este vídeo da TV Canção Nova vai lhe dar uma idéia de São Brás pela visão Católica!

Nenhum comentário: