sábado, 6 de fevereiro de 2010

Restaurante Tirol: comida européia e brasileira e além disso uma boa história


Fotos by 'bairronauta' - clique nas fotos para ver detalhes!

Há uns 30 anos, o austríaco Kurt Perner, abriu um restaurante em Foz do Iguaçu. O nome: Tirol. Uma viagem gastronômica pela Alemanha, Áustria, Hungria, Espanha, Suíça e Itália com coisas brasileiras do tipo picanha, fulés, frutos do mar, ostra, muquecas de peixe e camarões como mostra o "pasaporte" de divulgação acima.Durante todo esse tempo, seguidores fiéis experimentaram Eisbein (joelho de porco) e kassler rippenspeer, Marreco recheado e outros pratos.
Conheço o Tirol desde os anos 90. E me acostumei em ver lá a Maria Aperecida "Cida" Libório, chef e cozinheira de mão cheia (foto ao lado) e o José "Zeca" Moreira Costa, como garçom e atendente. Os dois trabalharam no Tirol sob a direção do Kurt por 16 e 18 anos respectivamente - ou seja trabalharam lá até o Kurt se aposentar. Ao se aposentar, Kurt propôs aos funcinários que continuassem com o restaurante. Assim foi feito. O novo Tirol sob a administração do Zeca e da Cida se encontra hoje na esquina da Marechal Deodoro com Quintino Bocaiúva, próximo ao Hotel Rafain Centro. Na foto à direita aparece o casal Zeca e Mari Carminatti - e assim você já tem a metade da equipe do Novo Tirol.


Finalmente, apresento a equipe completa do Tirol do centro de Foz do Iguaçu: Zeca, Mari, Everton,Cida e Lindolfo Eidt. No salão do restaurante, há uma placa que presta uma homenagem ao Kurt - a pessoa que deu início a tudo. Agora, tudo só depende do trabalho, da dedicação e do carinho que a equipe possa dar aos clientes que são muitos. Parabéns e aceitem os votos de felicidade do Blog de Foz.

Um comentário:

Carlos María Vazquez disse...

Grata sorpresa encontrar rastros de mi amigo Kurt Pernner, de los viejos tiempos de la construcción de Itaipu.
Cuando lo conocí, era ya una delicia cenar invitado por él en su casa. Todo era riquísimo.
Quisiera pedirle su e-mail para retomar contacto.
Agradecido,
Carlos María Vazquez