quinta-feira, 25 de março de 2010

Os ônibus especiais de Foz do Iguaçu: transporte internos de 'atrativos"

Aqui está, em detalhes, o novo ônibus da Cataratas S.A. a ser usado no "meio de transporte único" do Parque Nacional do Iguaçu. Apropriado o nome para este espécimem ou exemplar: guaxo. Que é um pássaro 'icterídeo' encontrado fartamente em Foz do Iguaçu e não é só no Parque Nacional. É um biarticulado que logo será apresentado ao trade e a comunidade. Eles vão fazer companhia aos double decks panorâmicos que estão em atividades desde 2000. Irão substituir os double decks? A Itaipu Binacional também tem ônibus. São os que servem ao Complexo Turístico de Itaipu. Aqui ao lado um micro carroceria Mascarello usado para pequenos grupos - me parece que transporta 22 pessoas.
Não sei se a Cataratas S.A. vai abrir mãos dos double decks (dois andares). A Itaipu Binacional acaba de adotá-lo. Aqui vemos um lotado de simpáticos passageiros que se empenharam em acenar para esse fotógrafo amador. Paz e amor para todos ele também.
E por fim, aqui está o Urbanos - um ônibus que durante a semana presta serviços ao PTI e todo aquele complexo de coisas PTIanas incluindo estudantes, estagiários e profissionais. No final de semana, reforçam (são vários urbanos) o atendimento da visitação turística. Clicando na foto você poderá ver detalhes como o acesso à cadeirantes tanto no Guaxo como no grandão da Itaipu. A foto do Guaxo é de Marcos Labanca - eu fiz recorte para mostrar detalhes interessantes para busólogos. Peço desculpa ao Labanca. Alerta ao trade! Está na hora de trazer a acessibilidade para a frota local isto é vans e ônibus com rampa ou elevadores para cadeiras de roda!

2 comentários:

Marcia Siqueira disse...

Como chegar até o Museu da Terra Guarani (póximo da cidade de Hernandarias) no lado paraguiaio da Itaipu Binacional, de ônibus urbano saindo de Foz do Iguaçu? Agradeço desde já sua dica.

Jackson Lima disse...

Olá Marcia, a principio há um ônius que faz a rota Foz do Iguaçu - Hernandárias. Pertence a empresa Chaco Boreal. O problema é que na ida ele vai por uma rota que não passa na área do Museu segundo a Carretera (Rodovia) CDE-Hrnandarias. Ou há problema de horários em que passa e que não passa. A questão de ônibus está sofredo uma reviravolta com novas licitações. Outra questão é o modelo de visitação da Itaipu começa a seguir o modelo Brasileiro de "Complexo Turistico" - assim peço-lhe que aguarde um pouco enquanto eu faço uma pesquisa geral. Veja a página www.itaipu.gov.py