quarta-feira, 17 de março de 2010

Descasquem esse abacaxi: É sobre o Único - eu avisei!

Eu perdi e não consegui acompanhar. Mas repercuto um texto da Lilian Céspedes sobre o assunto. Os estudantes estão revoltados com o passe estudante:

“Único como Foz”. É fácil ver essa frase na cidade, pois ela está estampada atrás de todos os ônibus de transporte coletivo do município. Entretanto, quem não está se adaptando a bilhetagem eletrônica, são os estudantes, que através de manifestações e abaixo assinados esperam reverter à situação dos horários nomeados para utilização dos cartões.

Segundo a acadêmica de letras da UNIOESTE, Cleviane Agnes, o problema surgiu quando foi apresentando um determinado horário para utilização do cartão único na bilhetagem eletrônica, sendo descontado dois vales estudantes quando utilizado fora do horário. Para Cleviane que estuda no período noturno, a utilização do cartão deve acontecer somente das 17h até a 00h, no período da tarde, quando o cartão é utilizado é descontado dois passes estudantes a cada passagem pela roleta, somando o valor de R$2,20. “Quando vamos ao cinema, na balada ou a shows, pagamos meia entrada, porém quando é para andar de ônibus é cobrado o valor normal, mesmo indo até a faculdade fazer monografia no período da tarde, isso é totalmente injusto com os estudantes”, conta insatisfeita, a acadêmica.

Depois de várias tentativas de reverter à situação do horário para utilização, a acadêmica conta que o máximo que conseguiram através de assinaturas e abaixo assinados foi que o cartão fosse utilizado em estágio obrigatório supervisionado pelo professor, que também não se encaixava no caso.

Após muitas insatisfações, professores e acadêmicos se reuniram solicitando que fosse votado em sessão na Câmara de Vereadores, o projeto de lei, que tornaria possível a utilização do cartão único em qualquer horário do dia para os estudantes, sem ser cobrado duas passagens quando fora do horário estipulado.

Além de Cleviane, vários estudantes estarão presentes na Câmara manifestando-se contra a bilhetagem eletrônica, ditos como insatisfeitos e prejudicados pelo novo sistema.

Nenhum comentário: